UFRN busca consolidar-se na temática dos destinos turísticos inteligentes

O Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTur) da UFRN participa, até esta quarta-feira, 23 deste mês, do 3rd World Conference on Smart Destinations, em Valência, na Espanha, evento internacional promovido pela Organização Mundial do Turismo em colaboração com o Governo do Reino de Espanha, a Fundação Visit Valencia e outras entidades locais. Iniciado nessa segunda-feira, 21, trata-se de um dos principais encontros de discussão e reflexão sobre os modelos de implantação e desenvolvimento de iniciativas de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) por toda Europa e América Latina.

O evento será um encontro de especialistas mundiais em turismo que se concentrará nos cinco eixos que compõem um DTI, que vão desde a governança à sustentabilidade, passando por inovação, tecnologia e acessibilidade. O evento coincide com o 10º aniversário do modelo Smart Tourist Destination, proposto pela estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (Segittur), da Espanha, em 2012.

O PPGTur/UFRN apresentou, na segunda, 21, o estudo Experiencias de Brasil en big data para el turismo: ¿hacia una gestión inteligente de los destinos turísticos?, que traçou um panorama das iniciativas de big data em turismo no Brasil, fazendo uma reflexão sobre a efetividade e profundidade de tais iniciativas e suas relações com os modelos de desenvolvimento dos Destinos Turísticos Inteligentes. Tal pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Thyago Velozo de Albuquerque, do doutorado, e Ralyson Soares, do mestrado, e contou com a orientação do professor Luiz Mendes-Filho, do Departamento de Turismo (Detur/UFRN).

A participação dos discentes brasileiros contribui diretamente para a internacionalização do Programa, sendo o único de pós-graduação de Turismo do país com trabalho aprovado para apresentação no evento e posterior publicação. Thyago Velozo destaca a importância do apoio do PPGTur e da UFRN para sua participação na conferência. Para ele, essa oportunidade vai contribuir diretamente para sua formação de pesquisador da temática.

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile