Uma das marcas mais populares em adaptações para videogames, a Casa das Ideias receberá sua mais nova obra em breve: Marvel’s Midnight Suns, um RPG repleto de estratégias e mágica. O jogo terá uma temática inspirada no mundo mágico do famoso universo das histórias em quadrinhos, mas sem deixar de lado personagens clássicos de outros segmentos. Nesta matéria, vamos conferir as principais informações desse título que promete ser um grande lançamento.
Na onda do sucesso
Como comentei, não é de hoje que temos games utilizando o nome Marvel. Títulos como Marvel’s Spider-Man, cujo super-herói é um dos maiores protagonistas de jogos eletrônicos, e Marvel’s Avengersestão entre os mais recentes, lembrando que os personagens desse universo volta e meia aparecem em títulos diversos. Inclusive, nomes como Wolverine e Homem de Ferroestão na lista para futuros lançamentos.
Portanto, a chegada de Marvel’s Midnight Suns não é exatamente um fato isolado. A novidade é o gênero do game: RPG tático, que combina combates por turno com elementos de estratégia e planejamento. A produtora do jogo é conhecida pela série XCOM, justamente uma das referências nesse tipo de lançamento.
As partidas são realizadas por meio de cartas, que representarão as habilidades dos personagens envolvidos nas lutas. Obviamente, veremos nomes famosos do universo Marvel, sobretudo os com foco em magia, como Doutor Estranho, Magik, Feiticeira Escarlate, Blade, Motoqueiro Fantasma, entre outros. Além deles, também teremos a presença de figurinhas carimbadas, como Homem-Aranha, Wolverine, Capitão América, Homem de Ferro, Capitã Marvel e Hulk.
Diretamente dos quadrinhos (mas nem tanto)
O protagonista de Marvel’s Midnight Suns será um personagem criado pelo próprio jogador, incluindo sua aparência e habilidades. Ele (ou ela, a escolha do jogador) estará diretamente ligado aos vilões principais da história, os malignos Lilith e Chthon. Somente a colaboração dele com os demais super-heróis poderá impedir o fim do mundo.
Vale ressaltar que o título do game remete ao grupo Midnight Sons, que fez sua estreia nos quadrinhos durante o começo da década de 90. Ele teve várias formações, mas sempre girou em torno do caça-vampiros Blade, do vampiro Morbius e do Motoqueiro Fantasma. O jogo adapta parte dessas histórias antigas, incorporando elementos modernos vistos em revistas mais atuais.
Aliás, é importante ressaltar que o roteiro não é canônico ao universo Marvel; ou seja, embora ele baseie-se substancialmente nas histórias oficiais, ele também adapta elementos consolidados para seu próprio benefício. Afinal, ser completamente fiel deixaria o game engessado e com pouca liberdade para trazer novidades.
Visualmente, Midnight Suns parece manter um equilíbrio entre realidade e fantasia, pendendo para o segundo. Em termos técnicos, a produção é bonita, mas sem maiores destaques, passando aquela sensação de final de geração passada. Falando nela, PS4, XBO e Switch ainda não têm data confirmada de lançamento, sendo que os demais consoles e o PC vão receber o jogo em 2 de dezembro de 2022.
Batalhas, cartas e estratégia
O game coloca um grupo de heróis contra outro de vilões em um determinado cenário, que pode apresentar diversas variações. Para agir, os personagens contarão com cartas de ações, que poderão render todo tipo de golpe e movimento diferente, incluindo efeitos diretos e indiretos. Será possível determinar a direção e a área em que essas cartas funcionarão, de tal forma que é possível, por exemplo, lançar inimigos uns contra os outros.
Também será possível interagir com partes e objetos dos cenários, criando combos elaborados. Portanto, Midnight Suns terá uma proposta estratégica, que levará em conta diversos elementos para que as lutas sejam vencidas. Personagens terão mecânicas variadas, como a presença de medidores especiais para poder disparar ataques mais poderosos.
Nem sempre o objetivo será derrotar inimigos, pois tarefas mais elaboradas irão exigir ainda mais estratégia. Seja como for, deixo um destaque para as animações dos ataques, que parecem muito bonitas e bem executadas. Além das missões, será possível explorar um hub principal em busca de itens, melhorias e diversas mecânicas, como a criação de novas cartas e a interação entre personagens.
Para isso, será possível relacionar o personagem criado com outros heróis que farão parte do seu grupo, percorrendo um sistema de amizades. Conversas e atividades poderão aproximar os aliados, melhorando o desempenho nas lutas. Outro sistema importante é o de luz e escuridão, que determinará as habilidades do protagonista de acordo com suas atitudes, que poderão levá-lo a um caminho “do bem” ou “do mal”.
Midnight Suns será uma experiência para um jogador, ou seja, nada de multiplayer. Além disso, ele não será pay-to-win, pois as compras serão voltadas somente para cosméticos. Por outro lado, já temos confirmada a chegada de um futuro pacote de expansão, que pode ser adquirido individualmente ou via combo com o game e trará missões, cosméticos e os personagens Venom, Tempestade, Deadpool e Morbius.
O sol vai voltar amanhã
Considerando o passado com um número considerável de sucessos da marca, Marvel’s Midnight Suns tem tudo para ser um ótimo game. A proposta de RPG tático com cartas é bastante interessante, sobretudo pelo portfólio competente da produtora. Além disso, o roteiro promete ser igualmente envolvente, com direito a vários personagens famosos e carismáticos. Só resta ficar no aguardo para ver se o jogo realmente vai brilhar ou será ofuscado pelos demais lançamentos.
Marvel’s Midnight Suns — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX
Gênero: RPG tático
Lançamento: 2 de dezembro de 2022
Expectativa: 4/5
Análise de Davi Souza
Fonte: GameBlast