Na atualidade nos deparamos com um fascínio gigantescos nos grandes criminosos, sejam eles naficção ou na realidade. Porém, quando falamos criminosos, não estamos falando de simples assassinos como por exemplo o Tate Langdon de da série American Horror Story, ou até mesmo ladroes como os famosos Bonnie e Clyde, estamos falando de Serial Killers ou seja pessoas fizeram crimes horrendo e que fizeram história de algum jeito.
Mas, nem sempre o maior criminoso é Serial Killerque está por trás de grandes acontecimentos históricos tiveram origem em uma só pessoa, talvez você esteja em uma roda de samba e descobre que o cara do pandeiro é um procurado na Russa ou nos Estados Unidos?
Bom, vou ter revelar que já aconteceu algo assim e não acabou muito bem. Assim, como na série documental Os Mais Procurados Do Mundo, e conta com apenas seis envolventes episódios, mas que fazem o espectador adentrar na narrativa e nas figuras que já fizeram parte do Top 10 dos mais procurados do mundo.
Entre eles temos o inteligentíe chefe da mafia mexicana El Mayo, o famoso Semion Mogilevich, da máfia russa, e o querido italiano, Matteo Messina Denaro. Além da linda e temível terrorista Samantha Lewthwaite, conhecida como A Viúva Branca, e o financiador e incentivador de um dos maiores genocídios da história do mundo, o Félicien Kabuga.
Em uma produção que possui gatilhos com violência explícita, envolto de crimes horrendos e te tirar o fôlego, com genocídios, aniquilações de tribos e cenas explícitas de mortes e tragédias sanguinolentas sucedido em Ruanda na África de 1990 a 1994, que traz cenas de Hutus tacando Tutsis, até a morte.
Essa, sem dúvida é uma série surpreendente, mas nem é só por causa do enrendo, mas também pela maneira de como é contada, e da história das pessoas envolvidas na trama, com violência e caos em extremo. Ainda, há as ações de policiais relatando a história, assim como jornalistas e pessoas que estiveram frente a frente com a morte, demandando momentos de medo e muita coragem no desenvolver dos episódios.
Um fascinante olhar de ver os fatos e descobrir que a corrupção é algo enorme dentro de países grandes, e que por falta de informação e acessibilidade uma nação pode se virar contra ela mesma. Uma série bem completa, com informação sobre começo, meio e fim, sobre a carreira de personagem envolvido, em uma produção curta e precisa, desde os fatos até os detalhes mais recorrentes sob temas intensos e inquitantes.
A primeira temporada de Os Mais Procurados do Mundo encontra-se no streaming da Netflix.
Fonte: O Barquinho Cultural