Para proporcionar a aproximação entre instituições de ciência e tecnologia e o setor produtivo do estado, a Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (Coincitec) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) promoveu o Conexões RN: Academia e Indústria, evento que reúne representantes de empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do RN (SindLeite-RN) e de Núcleos de Inovação e Tecnologia na Casa da Indústria. O evento visa colaborar para o fortalecimento de divulgação de pesquisas que acontecem nas instituições voltadas para o setor de laticínio do estado.
A pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI/UFRN) e intitulada Tata: Tratamento de Efluente Industrial Utilizando a Biomassa Vegetal Biodegradável com Comunicação em Nuvem, foi apresentada na primeira edição do Conexão RN e irá compor e-book exclusivo denominado Catálogo de Tecnologias de Laticínios do RN, que traz uma compilação de tecnologias de ponta voltadas para o setor produtivo de laticínios. O livro é organizado pela Coincitec e contém todos os produtos, serviços e projetos de pesquisa disponíveis na Academia Potiguar relacionados ao setor de laticínios, além de um levantamento realizado junto às instituições de pesquisa e inovações (ICTs), integrantes do GT1 da comissão.
O Tata é elaborado pela discente Ana Keila Queiroz da Silva, sob orientação do professor Efrain Pantaleon (PPgCTI), e busca desenvolver um filtro contendo uma biomassa vegetal biodegradável que auxilia a filtração de resíduos associada a um sistema de monitoramento em tempo real com uso de sensores. Dessa forma, o efluente contaminado é tratado, o que possibilita sua reutilização nas empresas, bem como seu descarte correto na rede de esgotamento sanitário, reduzindo custos econômicos e ambientais.
Compõem ainda a equipe interdisciplinar do projeto as discentes Lucielly Oliveira (PPGCTI), Jéssica Caroline (PPGCTI) e Raimunda Adlany (doutoranda do Prodema/UFPB), os professores Orivaldo Santana (PPGCTI) e Juliana Espada (DBEZ/UFRN), além do colaborador da área de TI Felipe Queiroz. O segundo encontro do Conexões RN, com data ainda a ser confirmada, terá espaço para rodada de negócios e debate diretamente entre pesquisadores e industriais.
Fonte: Agecom/UFRN