O consumo de água é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, é indispensável. Para os pacientes com câncer (CA), que passam pelos efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia, mais ainda, pois esses efeitos costumam ser bem severos, com episódios de vômito, diarreia e, consequentemente, perda de líquido e sais minerais. Por isso, durante o tratamento de câncer, é muito importante que o paciente esteja bem hidratado, a água é necessária para manter o corpo funcionando em sinergia, é fundamental para regular a temperatura e eliminar os resíduos e toxinas do corpo.
Alguns sinais e sintomas leves da desidratação podem surgir, como cansaço físico, dor de cabeça, pressão baixa, tontura, boca seca e olhos fundos. Entre as consequências severas, temos câimbras, perda de memória e demora anormal no processamento das informações, baixa concentração, diminuição da urina e cálculo renal. A hidratação facilita o transporte de oxigênio pelo corpo, a ausência dela reduz o volume sanguíneo no organismo, podendo afetar o funcionamento do coração.
As crianças e idosos podem ter consequências mais elevadas do que as demais faixas etárias, devido ao desempenho cognitivo afetado. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a recomendação para crianças menores de 6 meses, que realizam o aleitamento materno exclusivo, não há necessidade de ingestão de água, porque o leite materno é completo e composto por 88% de água, suficiente para as necessidades dos bebês até 6 meses. Porém, se o bebê realiza a ingestão de fórmulas industrializadas (leite em pó), essa criança necessita da ingestão de água.
Com as crianças e adolescentes da Casa Durval Paiva, uma conversa séria ajuda bastante a melhorar o consumo de água, expondo aos pacientes que todo o processo do tratamento não se resume, apenas, a quimioterapia e radioterapia é essencial, juntamente com os nutrientes in natura dos alimentos. Dessa forma, colhemos bons resultados.
Nenhum outro líquido substitui o consumo de água potável, grande parte do nosso corpo é constituído de água e somente este líquido pode suprir as necessidades fisiológicas. Nem mesmo os sucos naturais ou chás podem substituir o consumo diário de água. Claro que são bem-vindos, para ajudar na hidratação, mas não podem ser substitutos da água.
Imagem: Reprodução
Fonte: Assessoria de Comunicação