Considerado um dos clássicos do cinema mundial por sua geração, E.T. O Extraterrestre celebra 40 anos neste ano de 2022, o longa produzido e dirigido por Steven Spielberg, foi escrito por Melissa Mathison, e amplamente aclamado pela crítica por sua história atemporal de amizade, sendo considerado o maior filme de ficção científica já feito, em uma pesquisa feita na internet.
Além de ter sido selecionado para preservação no National Film Registry, em que foi considerado culturalmente, historicamente e esteticamente significativo, sendo relançado em 1985 e novamente em 2002 para comemorar seu vigésimo aniversário com fotografia alterada e cenas adicionais. O filme superou até mesmo Star Wars e Jurassic Park, e acabou se tornando a maior bilheteria de todos os tempos.
Com uma trama baseada em um amigo imaginário, em que Spielberg criou após o divórcio de seus pais na década 1960, onde ele conheceu Mathison e juntos começaram a desenvolver a história do projeto de ficção científica Night Skies, mas foi com o E.T. O Extraterrestre, que ganhou notoriedade no meio cinematográfico, tornando-se um blockbuster de imediato.
O filme é estrelado por Henry Thomas, Dee Wallace, Peter Coyote, Robert MacNaughton, Drew Barrymore e Pat Welsh, e apresenta a história de Elliott, um menino que faz amizade com um extraterrestre, apelidado de “E.T”, que está preso na Terra; Elliott e seus irmãos ajudam o ET a retornar ao seu planeta natal enquanto tentam mantê-lo escondido do governo.
O menino faz amizade com o extraterrestre perdido no nosso planeta e esse forte elo que surge entre ambos faz com que o humano lute com todas as suas forças para o alienígena não ser capturado e voltar para casa.
E para comemorar os 40 anos desse sucesso, a Universal Pictures irá exibir a partir desta quarta-feira (2), nos cinemas brasileiros exclusivamente em salas IMAX.
Os fãs do longa poderão conferir a obra dirigida pelo estrelado cineasta Steven Spielberg, lançada em 1982, considerada uma das mais significantes da história do cinema.
As comemorações do longa começaram no Festival de Cinema do Rio, com o longa sendo exibido em uma sessão para convidados, em um clima de nostalgia e festa.
Fonte: O Barquinho Cultural