Vereadores acreditam em ‘virada’ de Bolsonaro sobre Lula em Natal

Publicidade

Vereadores da Câmara Municipal de Natal ouvidos pela reportagem do jornal Agora RN acreditam numa virada eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o ex-presidente Lula no segundo turno na capital. No primeiro turno, Lula teve em Natal 225.529 votos (50,15%), enquanto Bolsonaro atingiu 188.942 votos (42,01%) – uma diferença de apenas 36.587 votos.

Entre as possíveis razões para a virada de Bolsonaro está a atuação do prefeito, Álvaro Dias (PSDB), aliado do presidente e que, nas últimas semanas, não tem medido esforços para reverter a derrota do aliado no primeiro turno. Uma das razões para Álvaro entrar na disputa foi a pouca adesão dos eleitores do senador eleito Rogério Marinho em votos ao presidente Bolsonaro. Enquanto Rogério teve 708.351 sufrágios no Rio Grande do Norte, Bolsonaro menos, 622.731 votos.

Aliado do prefeito Álvaro Dias, o vereador Kleber Fernandes (PSDB) disse acreditar na virada, devido ao trabalho do prefeito . Ele afirmou que deseja a vitória de Bolsonaro para que Natal continue recebendo investimentos do governo federal. “Estou participando ativamente da campanha presidencial. Acho que por dever de justiça devemos votar em Bolsonaro por todo apoio dado a Natal através do governo federal. São inúmeras obras realizadas e outras em andamento que vão potencializar o desenvolvimento de Natal, capital do nosso Estado. Acredito na virada para Bolsonaro em Natal pelo que tenho visto nas ruas”, afirmou.

O mesmo ponto de vista é compartilhado pelo vereador Preto Aquino (PSD). Segundo ele, houve avanços na cidade por meio do presidente Bolsonaro, e há projetos em andamento. Preto defende a continuidade do que está sendo feito. Ele considera progressos em Natal e no Estado. “Principalmente para nossa cidade que tem inúmeros projetos em andamento, graças ao governo federal do presidente Jair Messias Bolsonaro”, afirmou, se dizendo ativo na campanha de Bolsonaro no município.

Ponderados

Entre os vereadores consultados pela reportagem, existem aqueles que se mostraram mais ponderados e que até mesmo criticaram a radicalização exacerbada da presente eleição. É o caso de Felipe Alves (União Brasil). O parlamentar se disse ausente da campanha presidencial e que não se vê representado nem por Bolsonaro nem por Lula.

“Infelizmente há um extremismo muito grande instalado na política brasileira, e isso foi transmitido para a população, para o eleitorado. Há um clima inclusive de violência, quando não há respeito às opiniões contrárias. Até em protesto a esse clima que eu considero completamente desfavorável à democracia, eu não estou participando ativamente dessa campanha”.

Outro que se mostrou ponderado quanto ao quadro eleitoral no segundo turno foi o vereador Klaus Araújo (Solidariedade). Segundo o vereador, a disputa está muito renhida entre os postulantes a presidente da República nessa segunda etapa do pleito. “Acredito que será acirrada”, afirmou, sobre a votação de domingo.

Imagem: Montagem Agora RN

Fonte: Agora RN

Sair da versão mobile