As obras de revitalização da Avenida Felizardo Moura, que foram paralisadas há cerca de duas semanas, serão retomadas na próxima segunda-feira (31), de acordo com informações da Secretaria de Infraestrutura de Natal (Seinfra). Para a realização dos serviços, a via será interditada parcialmente na segunda, a partir das 9h, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). De acordo com o planejamento, a interdição acontecerá na faixa da direita, sentido Urbana, permanecendo as demais em operação. O primeiro trecho a ser isolado vai da ponte de Igapó até a rua Getúlio Vargas, no Bairro Nordeste.
Os serviços na Felizardo Moura começaram no dia 4 de setembro passado, mas foram suspensos em outubro porque, segundo a Seinfra, a empresa responsável pela obra, a CGR Construções Ltda., atrasou a entrega de tubos de drenagem que serão instalados no local. Com um tráfego de 75 mil veículos por dia, a avenida é uma das principais conexões entre a zona Norte e as demais regiões administrativas da cidade. As interdições no trânsito foram realizadas no dia 18 de setembro. A duração total da obra é de 18 meses, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), mas o fechamento de parte da via deverá durar metade desse período – nove meses.
Por enquanto, foram realizados apenas serviços preliminares, como a realocação de postes de média e alta tensão. Segundo Carlson Gomes, titular da Seinfra, também foi feito o remanejamento de cabos de fibra ótica das linhas da Cosern e da Potigás. Na próxima segunda-feira, segundo ele, os trabalhos consistirão na retirada do pavimento da via, no sentido zona Norte-Centro. “Vamos retirar toda a base de asfalto que está lá para construir uma nova”, explicou o secretário.
Gomes afirmou que os trabalhos não deverão passar por novos episódios de paralisação. “Não se cogita mais atrasos. O único material principal que faltava eram os tubos, porque nós não dispomos deles no mercado local. Mas, no segundo, eles estarão em um terreno perto da obra”, esclareceu o secretário.
As obras ocorrerão em etapas, com quatro planos de ação. O Plano A é exatamente o que deverá ser executado a partir de segunda-feira, com início na Ponte Velha até o limite da Rua Jandira, próximo ao Bairro Nordeste. Paralelamente, será feita a rede de drenagem da trincheira do Viaduto da Urbana. Após essa fase, é a vez do trecho a partir da Rua Jandira, chamado de Plano de Ação B, que marca o término das obras no sentido Zona Norte – Centro.
O Plano de Ação C envolve o início dos trabalhos no sentido contrário. Já o plano D corresponde ao trecho de acesso no entorno do posto da Urbana e a efetivação da obra da trincheira, na área. Dentre as melhorias na via, estão serviços de drenagem, pavimentação, iluminação pública, calçadas e ciclovias.
Além disso, será implementada uma faixa central reversível, que visa garantir um aumento de 30% da capacidade da via e maior fluidez ao trânsito. Faixas de pedestre também serão implementadas. Com as melhorias, espera-se uma redução de 50% no tempo de travessia no trecho.
Já o viaduto receberá uma trincheira que se conecta com a avenida e facilita o trânsito da Nevaldo Rocha, na Urbana, com a Rua Jandira. Mesmo com a paralisação recente, Carlson Gomes, da Seinfra, afirma que não haverá alteração do prazo de conclusão dos trabalhos. “Esse prazo de 18 meses será mantido”, diz.
A obra está avaliada em R$ 43 milhões e conta com recursos do Governo Federal via Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Outros R$ 20 milhões também estão garantidos para a complementação do projeto. A Prefeitura também entrou com 20% dos recursos.
STTU vai orientar o trânsito
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou que agentes de mobilidade estarão no local na próxima segunda-feira para orientar e disciplinar o trânsito. A Secretaria reforçou, ainda, o uso da Ponte Newton Navarro e do acesso sul do aeroporto como principais rotas alternativas, visto que o trânsito na avenida Felizardo Moura estará sobrecarregado. De acordo com Walter Pedro, secretário adjunto de Trânsito da STTU, a intervenção na via irá acontecer às 9h da segunda-feira, para que o alto fluxo em razão do horário de pico não sofra com a intervenção.
A partir da terça-feira, 1º de novembro, a interdição parcial se dará durante as 24 horas do dia, com o fechamento de uma das faixas. Para tentar aliviar o tráfego na região, a orientação da STTU é de que os motoristas escolham desvios, que permanecem os mesmos indicados pela pasta na interdição da via em setembro. Entretanto, para veículos de serviços (Polícia, Correios, imprensa e outros), poderão transitar livremente pelo local.
O entendimento é para evitar prejuízos à execução dos serviços essenciais à cidade. “Empresas ou pessoas físicas com serviços ali no corredor, deverão pedir autorização especial, se assim quiserem, para trafegar na área. Isso pode ser feito no site da STTU”, explicou Walter Pedro. A Autorização Especial de Tráfego será solicitada por meio de um formulário on-line, no endereço www.natal.rn.gov.br/sttu, na aba formulários e requerimentos.
Para os demais veículos, a orientação da Secretaria é buscar outras vias. Para quem está na zona Norte e quer se deslocar para a zona Sul, pode fazê-lo de duas maneiras. A primeira, é pela Ponte Newton Navarro. Nesse caso, é preciso ficar atento aos acessos, que terão bloqueios. Um deles começará na altura do viaduto da João Medeiros Filho. Até lá, os motoristas terão duas opções.
A primeira é na altura da rotatória do Parque dos Coqueiros. De lá, é possível seguir em direção a Extremoz pela BR-101 Norte, passando pelo bairro de Lagoa Azul até dobrar à direita em direção à ponte pela Moema Tinoco. Seguindo pela Avenida Tomaz Landim, com a entrada pelo gancho de Igapó, o motorista pode pegar, após o Nordestão, a Rua Presidente Médici e, em seguida, a Avenida das Fronteiras. Pela via é possível acessar a Ponte Nova pelas avenidas Paulistana ou Maranguape, por exemplo.
A outra opção é entrar na Av. João Medeiros Filho pelo Viaduto da Tomaz Landim. Pela Ponte Newton Navarro é possível acessar todas as demais regiões da capital. Mas, para quem pretende ir à zona Sul, pode fazer, também, o seguinte trajeto: pegar o Acesso Sul do Aeroporto pela Rodovia Humberto Pessoa até a rotatória, de onde será possível chegar até o Centro de São Gonçalo do Amarante.
Ao chegar na rotatória, o condutor terá a opção de pegar a BR-304 até chegar a Macaíba. Por esses dois caminhos será possível ir a bairros como Ponta Negra, Neópolis e Cidade Satélite, por exemplo. Também é possível chegar à zona Sul pela RN-160, ao entrar em direção ao Amarante, no viaduto do Gancho.
Já aqueles que estão nas outras regiões da cidade e querem chegar à zona Norte, podem adotar várias opções. O escoamento do tráfego poderá ser feito pelos bairros Alecrim, Lagoa Seca, Cidade Alta, Petrópolis, Mãe Luíza, Ribeira, Rocas e Santos Reis. No entanto, todos pegam a Ponte Newton Navarro. A STTU propõe cinco rotas.
A primeira, obedece ao seguinte trajeto: Av. Coronel Estevam (Av. 9), Rio Branco, Duque de Caxias e Prof. José Melquíades; a segunda, pode ser feita, também a partir da Av. Coronel Estevam, pela Rio Branco, Rua Juvino Barreto e Rua Miramar; a terceira rota sai da Av. Prudente de Morais e passa pela Getúlio Vargas e Presidente Café Filho (Via Costeira); a quarta rota inclui Av. Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas e Via Costeira; e por fim, o acesso à Ponte Nova pode ser feito, a partir da Av. Hermes da Fonseca, pela Joaquim Manoel, Duque de Caxias e Av. Prof. José Melquíades.
Crédito da Foto: José Aldenir
Fonte: TRIBUNA DO NORTE