O feriado nacional do Dia de Finados, no próximo dia 2 de novembro, é uma data já bem conhecida em que as famílias visitam os túmulos de parentes e amigos falecidos, e também um momento de muita reflexão e saudade. Com a proximidade da data, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, deu início à preparação dos 5 cemitérios públicos municipais objetivando receber melhor e com mais conforto a população parnamirinense.
Os serviços contemplam capina, limpeza de espaços internos das ruas e poda das árvores do entorno. Os cemitérios municipais de Pium, Pirangi do Norte, Santa Terezinha (Nova Esperança), São Sebastião (Monte Castelo) e Parque Nova Esperança funcionarão no Dia de Finados das 6h às 20h.
Atualização cadastral da documentação dos jazigos e túmulos
Uma situação que persegue praticamente todas as grandes cidades é a capacidade, quase que no limite dos cemitérios públicos. Para combater esse problema e gerenciar melhor esses equipamentos de grande importância, a Prefeitura de Parnamirim vai lançar, nos próximos dias, um edital de chamamento público voltado aos responsáveis por sepulturas, túmulos e jazigos abandonados ou em estado de abandono, sem identificação e sem visitação de familiares e terceiros, nos cemitérios municipais da cidade, com o objetivo de atualizar os cadastros.
Os responsáveis por túmulos, jazigos e sepulturas onde estão enterrados familiares e amigos devem procurar, a partir do próximo dia 3 de novembro, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos com alguma documentação (como um alvará, por exemplo) que identifique que o ente está sepultado no local. No feriado do Dia de Finados, as famílias já podem procurar as coordenações de cada um dos cinco cemitérios, das 8h às 12h, para tratar do assunto.
De acordo com a Semsur, a medida se faz necessária para um gerenciamento dos cemitérios com mais qualidade e eficiência, proporcionando subsídio para que o poder público expanda o atendimento digno às famílias em um momento tão difícil quanto a despedida de um ente querido.
Imagens: Ney Douglas
Fonte: ASCOM/Parnamirim