Na Semana do Dia do Professor, uma boa notícia para a educação potiguar. Uma professora da Grande Natal será homenageada em São Paulo (SP), junto a um grupo seleto de educadores brasileiros.
Com formação em Psicopedagogia pela Universidade Potiguar (UnP), Sandra Cristina da Silva Cassiano, de 45 anos, será agraciada pela Plataforma Porvir com uma exposição que conta a trajetória de profissionais que inovam e transformam a educação de estudantes, a partir de projetos que envolvem afeto, diversidade, mão na massa, tecnologia e comunidade. A programação será um mergulho nas experiências dos educadores homenageados, 10 ao todo.
O reconhecimento veio a partir da confecção do “Caderno de Elogios”, inspirado pela Educação da Vida, uma pedagogia do professor Masaharu Taniguchi da filosofia Seicho-No-Ie. Na obra, os estudantes são instruídos a colocar palavras que valorizam o autoamor e a autoestima. Todo o material é produzido em sala de aula com restos de papéis, recortes e desenhos.
Para inspirar outros professores, ela publicou o trabalho no Porvir Innovations Journal, em 2017. Na época, Sandra lecionava no Centro de Educação Integrada, em Maxaranguape, distante cerca de 40 quilômetros de Natal.
O material já teve mais de 142 mil visualizações e possui reconhecimento internacional. Ele chegou a ser compartilhado nas redes sociais do apresentador Luciano Huck e foi tema de reportagens nos programas “Mais Você” e “Como Será?”, da Rede Globo.
“Estou imensamente feliz e grata. Sempre foi um sonho ser reconhecida como professora, porém este projeto é grandioso e envolve inúmeras pessoas e poder representá-lo é uma honra”, comemora.
Sandra é professora há mais de 20 anos. A docente atua hoje em dia na educação especial da Escola Estadual Padre José Maria Biezinger, em São Gonçalo do Amarante, e também para alunos do 2º ano do Colégio Pinheiros, em Natal.
Sobre a exposição
A exposição “Encontro com o Porvir: trajetórias de educadores que transformam o presente e constroem o futuro” vai acontecer entre os dias 8 de novembro e 3 de fevereiro, no Museu Catavento, em São Paulo (SP). A programação marca a celebração de 10 anos do site Porvir.
Imagem: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação