Entre os dias 17 e 21 de outubro, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Anppom) realiza o seu 32° congresso na Escola de Música da UFRN (EMUFRN). O evento tem como meta congregar pesquisadores, docentes, discentes e profissionais em geral vinculados à área, com os propósitos de promover a socialização e o debate de pesquisas, estudos e práticas nas diversas subáreas da música, contribuindo com a formação de futuros pesquisadores do ramo.
Com o tema Múltiplas dimensões da práxis musical na produção do conhecimento em música, o 32º Congresso da Anppom se propõe a promover reflexões críticas sobre a pesquisa e a pós-graduação em música. O evento busca fomentar a discussão sobre a natureza dos tipos de conhecimento produzidos pela área de música no país e realizar a análise das interrelações entre conhecimento científico, artístico, tecnológico, filosófico e outros. Mais um ponto importante do congresso é a promoção do debate sobre diretrizes, linhas de ação e estratégias que têm caracterizado as políticas públicas atuais de ciência, tecnologia, inovação, educação e cultura, focalizando questões pertinentes à área de música e estratégias para a ampliação de sua participação e o incremento de sua produção.
A estrutura do Congresso abrange encontros do fórum das associações das áreas de artes, dos coordenadores dos programas de pós-graduação da área e do fórum de editores de música. Também contempla uma sessão de lançamentos de livros e outros produtos resultantes de trabalhos de pesquisa em música, duas conferências internacionais, três mesas-redondas, sessões de comunicações de pesquisa, exposição de pôsteres, simpósios temáticos, grupos de trabalho e apresentações científico-artístico-musicais. A ideia é atender a pluralidade da práxis musical e do conhecimento em música na atualidade.
As conferências e as mesas-redondas contarão com a participação de pesquisadores e professores de destaque na produção de conhecimento no país e no exterior. Somadas às demais atividades de comunicação e troca de saberes, as discussões oportunizam a socialização do conhecimento e o intercâmbio interinstitucional no cenário nacional.
Sobre a Anppom
A Anppom é a mais longeva e representativa organização brasileira da área. Fundada em 1988, agrega a pluralidade dos perfis profissionais e acadêmicos. A sua organização foi pensada a partir de diferentes expertises e áreas de concentração (educação musical, etnomusicologia, performance, sonologia, semiótica, composição, música e interfaces) com o propósito de discutir a formação e a pesquisa musical no país em todos os níveis.
Programação artística
A programação artística conta com apresentações da Filarmônica UFRN, Coral Infanto Juvenil da UFRN, Duo Cesetti-Qi, soprano Emily Akuno, Trio Calidris, Trompiguares, pianista Joana Holanda, Quarteto de Saxofones Bravo, Bibiana Bragagnolo, soprano Elke Riedel, violinista Ronedilk Dantas, pianista Durval Cesetti, Sexteto Potiguar, Anderson Pessoa Quarteto Jazz, Almares, Quarteto Anama, violonista Eugênio Lima, Duo Dialético, Big Band Jovem, Big Band Jerimum Jazz. Confira mais informações nas redes sociais da EMUFRN.
Fonte: Agecom/UFRN