Brasileiros que atuam no segmento de estética e beleza estão na crista da onda em Portugal. A avaliação positiva desperta o interesse de mais profissionais que já miram o mercado português. Atualmente, há cerca de 10 mil cabeleireiros, esteticistas, manicures, maquiadores e depiladores buscando melhores condições de vida e melhores salários em terras lusitanas. Somente na área de Cascais, no distrito de Lisboa, há cerca de 500 salões de cabeleireiro e barbearias.
A empresária brasileira Rosângela Leite, nasceu em São Paulo e trocou o Brasil por Portugal há 17 anos. Ela tem nacionalidade portuguesa pelo tempo de residência no país. Com 43 anos de experiência científica em estética moderna, Rosângela conta que o cenário do segmento de estética para o brasileiro, em Portugal, está em constante ascensão. “Os profissionais do Brasil, têm relevância especial para todas as culturas que vivem cá. A autoestima portuguesa é mais baixa do que a dos brasileiros, e os serviços são mais bem-vindos. A cada dia o mercado cresce mais para os brasileiros, porém é importante entender que ser imigrante, significa começar com o primeiro degrau, mesmo sendo bom no que faz”, alerta a empresária.
Perguntada sobre a média salarial que os profissionais brasileiros ganham em Portugal, Rosângela Leite disse que existem salões em que o trabalho é intenso e pagam 1.500 Euros. De acordo com Rosângela, os salões mais famosos, com empresários reconhecidos, podem atingir a margem de 4.000 Euros. Segundo a empresária, o perfil brasileiro é admirado pelos portugueses por ter como característica investir em aperfeiçoamento profissional, pelo carisma e pelo sorriso. “O brasileiro trabalha muito em seus salões, mais do que os portugueses. Um exemplo que sempre dou é que os salões administrados por portugueses não trabalham todos os dias da semana, enquanto os empreendedores brasileiros estão com as portas abertas até domingo”, afirma.
Os brasileiros que estão de olho no mercado português devem ficar atentos às exigências para atravessar o Atlântico e mergulhar na área de estética e beleza em Portugal. Rosângela Leite explica que é necessário a apresentação de certificados válidos em toda a Europa ou em outro país de língua portuguesa. “É preciso comprovar experiência de trabalho no Brasil, ou fazer formação complementar, em Portugal, com certificados da Europa.
Quem afirma estar satisfeita com a vida de empreendedora, em Portugal, é a brasileira Dani Loppes. Ela administra um espaço de beleza e uma barbearia, em Vila Nova de Gaia. Segundo Dani Loppes, o mercado português valoriza o profissional brasileiro, mas destaca que isso acontece em alguns setores específicos. “Os segmentos mais valorizados são os de especialidades dos brasileiros e também os setores com a mão de obra escassa em que o brasileiro sabe desempenhar bem o serviço”, observa.
O gestor de carreiras, professor de empreendedorismo e diretor da Escola de Treinamento, Ricardo Machado, observa o mercado português como oportunidade interessante para os profissionais ligados ao segmento da beleza, mas ressalta que os europeus são exigentes com a questão da formação acadêmica e técnica. “O empreendedorismo, em Portugal, está em um momento mais avançado do que o nosso. Estamos interagindo e capacitando os empreendedores portugueses e brasileiros que estão empreendendo ou se preparando para cuidar dos seus negócios em Portugal. Temos destacado que o mercado europeu é realmente uma oportunidade. Mas, ao mesmo tempo, com um alto nível de exigência. Então, brasileiros, ainda no Brasil, que desejam atuar no mercado português, busquem uma capacitação de qualidade”, recomenda Machado.
Imagens: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação