Entre as campanhas de saúde, o mês de setembro também é voltado para a segurança do paciente. Comemorado em 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Paciente lança anualmente temas de conscientização. O de 2022 é Uso Seguro de Medicamentos, com o slogan: Medicação sem Danos.
Na Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, foram realizadas atividades educativas, com o objetivo de divulgar os protocolos básicos de segurança do paciente, incluindo a palestra Uso Seguro de Medicamentos e uma gincana nos setores assistências, na qual os colaboradores preenchiam um formulário eletrônico com perguntas relacionadas à segurança do paciente, sendo premiado o setor que obteve a maior pontuação.
As ações mobilizaram profissionais, estudantes e residentes sobre a importância das seis metas internacionais de segurança do paciente adotadas pelo Ministério da Saúde (veja o infográfico abaixo) e recomenda que as instituições de saúde coloquem as orientações em prática. É importante que os profissionais assistenciais tenham em mente o seguinte detalhamento: conhecer o medicamento; verificar se estão corretos paciente, medicamento, via, dose e horário; perguntar ao paciente se ele entendeu.
Realizada anualmente por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), a campanha reforça a necessidade de se promover melhorias nessa área, tendo como parceira, em nível nacional, a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp).
Fonte: Agecom/UFRN