Neste domingo (2), o Brasil elege presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais, além dos representantes no Distrito Federal, para os próximos quatro anos. A seguir você confere tudo o que precisa saber para não ter problemas na hora do voto.
A ordem de votação é a seguinte:
Algumas regras antigas, como a obrigatoriedade de um documento de identidade com foto, permanecem. Outras, como a proibição do uso do celular no ingresso à cabine de votação, foram incluídas este ano. Veja as principais:
A seguir, veja três ferramentas que g1 elaborou para ajudar na decisão do voto.
Quem eu escolho?
A ferramenta desenvolvida pelo g1 busca ajudar os eleitores brasileiros a escolherem em quem votar nas eleições. Ela reúne todos os candidatos de todos os estados do Brasil, inclusive o Rio Grande do Norte.
A página especial traz os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de todos os candidatos a deputado estadual, deputado federal, deputado distrital, senador, governador e presidente. Nele, é possível filtrar as pessoas por gênero, cor, ocupação, escolaridade e partido.
Na busca pelos candidatos a deputado federal pelo RN, ainda é possível filtrar por bandeiras que cada político defende, entre elas: ciência, combate às drogas, combate às desigualdades, combate à corrupção, cultura, direito das mulheres, economia, educação, esporte, habitação, meio ambiente, religião, saúde, segurança, transparência, entre outros.
Propostas dos Políticos
A página especial reúne as promessas de campanha dos candidatos a governador de todos os estados e do Distrito Federal e à presidência. No link abaixo, você confere as propostas dos 11 postulantes ao Palácio do Planalto e dos nove ao governo do Rio Grande do Norte.
O projeto é uma força-tarefa de mais de 60 jornalistas de todos os cantos do país. A página será atualizada até o segundo turno.
Além de ajudar na escolha, o “Propostas dos Políticos” tem como objetivo monitorar as agendas de campanha, publicações nas redes sociais, programas de governo cadastrados no TSE e entrevistas, para poder cobrar os eleitos após o pleito.
Jogo Eleitoral
O Jogo Eleitoral não se trata de pesquisa nem de enquete eleitoral. É apenas uma ferramenta criada para ajudar o eleitor a ver com qual candidato mais se identifica entre oito dos nove candidatos ao governo do estado — Clorisa Linhares não quis participar.
O jogo é baseado em 10 afirmações sobre diversos temas do debate público, com quatro alternativas de respostas, nas quais o leitor diz se concorda ou discorda, total ou parcialmente. No fim, a ferramenta calcula o candidato com o qual o eleitor tem mais ou menos afinidade, baseado nas respostas que os próprios enviaram ao g1.
Série de vídeos
O g1 também elaborou uma série de vídeos que explicam as principais dúvidas sobre o que cada cargo faz, como funciona a votação, entre outras questões. Veja cada um deles abaixo:
- O que são os 3 poderes
- Como presidente e governadores são eleitos
- O que faz um deputado federal
- O que fazem os deputados estaduais
- Como deputados e senados são eleitos
- O que faz um senador
- O que fazem os governadores
- O que faz um presidente
- Como pesquisar e escolher o seu candidato?
- Como funcionam as pesquisas eleitorais?
Imagem: Bárbara Munhoz
Fonte: G1 RN