Adultos, crianças e idosos. O tradicional desfile cívico-militar comandando pelas Forças Armadas em comemoração à Independência do Brasil atraiu públicos de diferentes idades à Praça Cívica de Natal, na manhã desta quarta-feira (7).
O evento que marca as comemorações dos 200 anos da Independência começou pouco após as 8h30. Porém, às 6h30 já havia pessoas no entorno da praça, buscando garantir um bom local para assistir às apresentações.
Segundo a Marinha do Brasil, responsável pela organização do evento em 2022, participam do desfile 2.640 militares, 1.583 alunos do grupamento escolar e 797 componentes do grupamento cívico, além de 160 viaturas. Ao todo, 150 militares foram usados na organização do evento.
Pela primeira vez, o ato foi comandado por uma mulher. O papel de comandante-geral do desfile foi da Capitão de Mar e Guerra, médica, Rita de Cássia Machado Passos, da Marinha do Brasil.
Por ser a militar de maior patente, dentre oficiais e praças que participaram do desfile, coube a ela o ato solene de aproximar-se do Palanque Principal e solicitar ao vice-governador do estado, Antenor Roberto, que presidia a cerimônia, a autorização para iniciar o desfile, e, ao final, para encerrá-lo.
Parada naval
Além do desfile, as comemorações devem seguir na tarde desta quarta (7) com uma parada naval, realizada pela Marinha.
Segundo a força armada, o evento começará às 15 horas, no litoral da cidade. A parada é uma espécie de “desfile” de navios, que vai começar na Praia do Meio com destino à praia de Ponta Negra.
À noite, os navios ficarão ancorados perto da Praia de Ponta Negra, exibindo luzes verde e amarela.
Imagens: Lúcio Amaral e Vinícius Marinho
Fonte: G1 RN