A Prefeitura de Parnamirim, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), Educação (Semec) e Saúde (Sesad), realizou nesta quarta-feira (31), o 2º Fórum Comunitário de elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância 2021-2024, com objetivo de elencar propostas que visam a garantia da efetivação dos direitos das crianças de 0 a 6 anos.
O evento contou com a presença da secretária adjunta de Assistência Social, Marta Lopes, do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Erinaldo Costa, da Coordenadora do Programa Criança Feliz (PCF), Glênia Bezerra, da coordenadora de Gestão, Chyrlene Ribeiro, do Multiplicador Estadual do Programa PCF, Thiago Wagner, Presidente do Conselho da Assistência Social, Milca Toscano, equipes das pastas envolvidas e comissão intersetorial do Selo Unicef.
Dentro da programação houve a apresentação e contação de história com a professora Camila de Sá, que contou com a participação das crianças da Creche Casulo Ilson Santos. Dando continuidade ao evento, houve a palestra “Criança, brinca, cresce! Estimulação e desenvolvimento na Primeira Infância”, com a pedagoga, mestra e especialista em educação infantil, professora de ensino básico técnico do NEI/Cap – UFRN, Elaine Tayse, além da fala do vereador Thiago Fernandes, o qual é Presidente Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e Adolescente, e Matias Verzutti, visitador do PCF.
Na sequência da programação do Fórum, grupos de trabalhos foram divididos entre os eixos de discussões: educação, assistência social e saúde. Ao final, cada eixo ficou responsável pela apresentação dos resultados e elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Durante a elaboração do Plano Municipal, foi levado em consideração o Diagnóstico Situacional da realidade local da Primeira Infância, como forma de vislumbrar o que há dentro do território, sejam os equipamentos sociais disponíveis (centros infantis, rede de atendimento e proteção, dentre outros), indicadores, serviços, programas, projetos e benefícios implementados. As ações propostas para o Plano, visa garantir, ainda, a igualdade de oportunidades no acesso às políticas públicas, para que cada criança se desenvolva protegida da violência, que possa brincar, aprender e viver com plenitude.
Imagens Ana Amaral
Fonte: ASCOM/Parnamirim