Velocista do RN se reinventa e conquista medalha de ouro

O potiguar Rian Rafael Ribeiro, de apenas 17 anos, foi um dos vencedores do primeiro dia de competições da fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares, em Natal. O evento reúne cerca de 400 jovens atletas com deficiência em provas de atletismo, natação e bocha, e segue até sexta-feira, 26.

O atleta da classe T47 (para amputados de braço) venceu a prova dos 100m masculino com o tempo de 13s74, pouco mais de três segundos acima do recordista mundial da mesma classe, o paraibano Petrúcio Ferreira (10s29).

Rian começou na modalidade no ano passado. Ele precisou fazer uma amputação da mão direita após sofrer um acidente com uma bomba caseira quando trabalhava em uma obra como auxiliar de pedreiro em Natal.

“Antes eu era goleiro de futsal, participava de competições no Rio Grande do Norte. Mas, após o acidente, precisei me reinventar. Sempre gostei de correr, mas nunca em competições oficiais. Como já gostava, optei por continuar nesse esporte. A corrida está ligada a todos os outros esportes, então, para mim foi muito tranquila essa mudança”, analisou o jovem de 1,87m de altura.

Esta é a segunda competição oficial de Rian no atletismo. Antes, havia participado do Campeonato Brasileiro de Jovens (sub 17 e sub 20), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no último mês de julho, quando conseguiu o segundo lugar na prova dos 200m pela sua classe.

Imagens: CPB

Fonte: Esporte amador RN

Sair da versão mobile