É fundamental que os jovens tenham noções básicas de seus direitos e deveres como instrumento de emancipação e exercício da cidadania. No Rio Grande do Norte, alunos de escolas públicas contam com o Educa Mais, projeto de extensão universitária da Universidade Potiguar (UnP) protagonizado por estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social. A iniciativa leva conhecimento jurídico e facilita a consolidação de conceitos básicos da área.
Dentro da proposta, nesta segunda-feira (4) e nos próximos dias 11 e 18 de julho, o Educa Mais chega ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Ceará-Mirim. Serão três encontros presenciais com estudantes do Ensino Médio.
Neles, serão abordados temas das áreas dos Direitos Humanos, com foco na violência contra a mulher; do Direito Constitucional, com ênfase nos direitos sociais; e do Direito Eleitoral, com gancho nas eleições, com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
“Essa é uma forma de exercitarmos o aprendizado e a cidadania para além dos muros da universidade. O conhecimento é um direito de todos”, ressalta a professora e coordenadora do projeto, Ana Marília Dutra.
Experiência
Membro do Educa Mais, o estudante de Direito da UnP Erik Ribeiro comenta que o projeto estimula o pluralismo de ideias e debates importantes da sociedade.
“Costumamos pensar que a escola não prepara os jovens para os problemas práticos da nossa sociedade. Por isso, o projeto se comunica de forma lúdica, escutando as ideias, paixões e expectativas para o futuro. Assim, proporcionamos um espaço seguro para compartilhamento de vivências”, conta o futuro advogado.
Imagens: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação