O Departamento de Educação Física (Defis) vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CCS/UFRN), realiza o projeto de extensão chamado Caminágua para promover o hábito da atividade física. As atividades estão com funcionamento até 16 de dezembro, sendo realizadas na piscina semiolímpica da universidade, de segunda a sexta-feira, a partir das 16h. A ação tem como público-alvo não apenas discentes, docentes e servidores, como também qualquer cidadão de fora da comunidade acadêmica.
O projeto é realizado pela UFRN há mais de 20 anos, e beneficia gratuitamente pessoas que possuem limitações funcionais, entre elas taxas metabólicas alteradas, acidente vascular cerebral (AVC), esclerose lateral amiotrófica (ELA), mal de Parkinson e complicações após acometimento por doenças. O exercício consiste em deslocar o corpo na água, realizando vários exercícios e, à medida em que o indivíduo ganha uma melhor condição física, dificuldades progressivas podem ser implementadas.
Lucas Araújo, graduando do curso de Fisioterapia da UFRN, explica que as atividades aquáticas oferecem resultados satisfatórios no tratamento para pacientes com sequelas de AVC e ELA, pois as propriedades físicas da água promovem melhora do equilíbrio; ganho de força muscular e amplitude de movimento e na mobilidade do paciente. Além disso, com a pandemia da covid-19, muitos indivíduos apresentaram complicações após contrair a doença e o caminágua busca ajudar na reabilitação desses pacientes. O professor e coordenador da ação, Raimundo Nonato Nunes, esclarece que “o projeto tenta reduzir sequelas da covid e busca ajudar na plasticidade das ações, na mobilidade articular, no aumento da capacidade de aporte de gases nos pulmões e no aumento da funcionalidade dos capilares, sem contar que auxilia na queda rápida da pressão arterial”.
O docente ainda destaca que essas práticas contribuem para a melhora da funcionalidade, isto é, a realização de tarefas que fazem parte da sua vida cotidiana, e da qualidade de vida. Vale ressaltar que o tempo da atividade é orientado conforme a condição física de cada indivíduo, além de todos os exercícios serem desenvolvidos com o auxílio de um profissional capacitado.
Os interessados em participar podem se inscrever pessoalmente dirigindo-se à piscina do Defis no horário das atividades. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o coordenador da ação pelo telefone (84) 99157-9325.
Fonte: Agecom/UFRN