O Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) está promovendo um estudo sobre a população flexitariana, que é composta por pessoas que adotam um modelo alimentar baseado na redução intencional do consumo de carne, mas sem a exclusão total desse item na alimentação. Quem é maior de 18 anos, reside no Brasil, não é vegetariano nem vegano e exclui a carne de pelo menos uma refeição durante a semana pode participar da pesquisa respondendo ao questionário disponível on-line até dia 30 de junho.
Tendo como título Flexitarianos e seus padrões de consumo: uma análise dos fatores que influenciam a redução do consumo de carne, o estudo está sendo realizado por Carla Djaine, integrante do LabNutrir e estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPgCS), e orientado pela professora Michelle Jacob do Departamento de Nutrição (DNUT/CCS).
O objetivo do trabalho é identificar os fatores sociais que levam à redução do consumo de carne e também estimar a frequência de consumo desse item, os principais substitutos, a motivação dessa redução e o perfil dos flexitarianos brasileiros.
Para contribuir voluntariamente com o estudo, basta aos interessados que se enquadram no perfil da pesquisa responder questões sobre sua alimentação, sobre aspectos socioeconômicos e sobre o consumo de carne e seus possíveis substitutos. O questionário leva em média 15 minutos para ser respondido. Outras informações ou esclarecimentos sobre a pesquisa podem ser obtidos pelo e-mail carla.teixeira.111@ufrn.edu.br.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN