Um projeto desenvolvido por estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP), em Natal, tem contribuído para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de bichinhos de estimação que necessitam de fisioterapia e reabilitação animal.
Criado em 2019, a Liga Acadêmica de Fisioterapia Animal (Lafra) atende cães e gatos com lesões de origens de acidentes, pós-cirurgias e doenças patológicas. A iniciativa funciona em caráter educacional e integra as atividades do Centro Médico Veterinário (CMV), única clínica-escola de saúde animal da Grande Natal.
Em 2017, a cadela sofreu um acidente enquanto saia do carro da sua tutora, Caroline Lescano. Um pulo de mau jeito fez com que as hérnias pré-existentes comprimissem a medula espinhal, precisando ser levada às pressas para uma cirurgia.
Após esse episódio, Lady começou a enfrentar uma série de tratamentos, mas a cachorrinha não voltou a andar. Com a criação da Lafra, Lady se tornou a paciente número um, representando uma esperança de adaptação à nova condição.
Professora e coordenadora do projeto, Maíra Lima explica que garantir esse acolhimento ao tutor é outro objetivo da Liga. “A ideia é que enquanto os alunos voluntários aprendem na prática como fazer os procedimentos de reabilitação dos animais, a gente leve também um alívio para os tutores, que podem contar com um serviço especializado focado na necessidade do paciente”, pontua.
Atendimentos
A Liga Acadêmica de Fisioterapia Animal funciona às terças-feiras e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. Os atendimentos são realizados no Centro Médico Veterinário (CMV) da UNP da Unidade Salgado Filho. Os serviços oferecidos são: ultrassom terapêutico, eletroterapia, laser terapêutico, cinesioterapa e crioterapia. A quantidade de sessões varia conforme o paciente. Os agendamentos devem ser feitos por chamadas telefônicas, através do número (84) 4009-1466, ou se dirigindo presencialmente até o CMV.
Imagens: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação