Com o objetivo de apoiar e acompanhar as ações de fomento ao empreendedorismo universitário no Trairi e no Seridó do Rio Grande do Norte, a Central de Empresas Juniores (CEJr) da UFRN, vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), realizou uma série de eventos voltados para o desenvolvimento do empreendedorismo no interior do estado. Eles aconteceram nos dias 17 e 18 deste mês, na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs), em Currais Novos, e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em Santa Cruz.
Tendo como base o plano de expansão e acompanhamento das ações das empresas juniores da UFRN, estabelecido pela Coordenadoria de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Proex, a CEJr organizou visitas às unidades da Felcs e da Facisa, durante as quais foram realizadas reuniões com professores tutores, coordenadores de curso e diretores das unidades. Também foram apresentadas palestras, que abordaram a importância do empreendedorismo na formação profissional e no desenvolvimento de competências necessárias à garantia da empregabilidade e do incentivo ao desenvolvimento sustentável.
“Nós acreditamos que essas ações podem impactar a vida desses jovens no sentido de capacitá-los para os desafios da vida profissional e cotidiana”, afirma Kleber Cavalcante de Sousa, coordenador da CEJr da UFRN. Para ele, não basta contribuir para a formação dos alunos fazendo uso apenas das competências mais técnicas, são necessárias também as competências práticas e sensíveis. “Nesse contexto, as atividades de fomento ao empreendedorismo universitário, por meio de empresas juniores, oferecem aos alunos um contato prévio com o mercado de trabalho e com suas respectivas áreas de atuação”, pontua.
As empresas juniores são constituídas pela união de alunos matriculados em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior, organizados em uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo fomentar o aprendizado prático na área de formação dos participantes. “A Proex trabalha muito essa questão do empreendedorismo universitário. Nós da CEJr fazemos esse trabalho junto a eles, visando capacitar os alunos para o futuro em uma ação muito relevante promovida pela UFRN”, conclui o coordenador.
Atualmente, no interior do estado, a UFRN conta com cinco empresas juniores. No Ceres são três: Byte Seridó, de Ciências da Informação; Caju, de Ciências Contábeis; GEOSeridó, de Geografia. Na Felcs, mais duas: Avance JR, de Administração; Inovatur, de Turismo. Além dessas, está sendo fundada a primeira empresa júnior da Facisa, que será vinculada ao curso de Nutrição.
Fonte: Agecom/UFRN