Após uma árvore cair sobre um motociclista, na noite de sexta-feira (6), a Prefeitura de Natal começou uma avaliação das árvores localizadas no canteiro central da avenida Hermes da Fonseca – uma das mais movimentadas da capital potiguar – na manhã deste sábado (7).
Pela manhã, os servidores também trabalharam na retirada dos restos de caule e galhos que caíram à noite. De acordo com Renata Larissa, diretora de Paisagismo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), as árvores passam rotineiramente por avaliação e terão uma nova vistoria ainda ao longo do sábado (7) após o acidente.
“A gente já vai fazer avaliação nas arvores vizinhas exatamente pelo fato delas terem a mesma idade e para verificar se elas não têm nenhum problema fitosanitário. Posteriormente a isso já foi solicitado o tomógrafo para ver como é que está a parte interna da árvore, o cerne dela, para ver se está com alguma parte oca ou comprometida, se as raízes de ancoragem ou até mesmo a pivotante têm comprometimento que possa vim a tombar devido essas chuvas que estão por vir”, disse.
Ainda de acordo com ela, a prefeitura conta com um plano de acompanhamento das árvores, que já têm cerca de 100 anos de idade. De acordo com ela, podas são feitas rotineiramente para reduzir o peso das copas e para que as árvores tenham uma sobrevida maior.
A prefeitura não informou o que pode ter motivado a queda da árvore na sexta-feira (6). Preliminarmente, os técnicos constaram que o caule tinha algumas partes ocas.
Um motociclista foi atingido e ficou gravemente ferido pela árvore. Ele foi socorrido ao Hospital Walfredo Gurgel com fraturas nas costelas, submetido a cirurgia e está em recuperação na unidade de saúde.
Imagens: Vinícius Marinho
Fonte: G1 RN