Policiais civis da 4ª Delegacia de Polícia (DP) de Natal estão investigando casos de furto em veículos com a utilização de um dispositivo eletrônico, similar a um controle de portão e popularmente conhecido por “Chapolin”, que, ao ser acionado, impede o trancamento do automóvel e possibilita a entrada no veículo sem que seja necessário arrombá-lo.
Até o momento, um caso foi elucidado, resultando na recuperação dos bens subtraídos, identificação e indiciamento do autor do furto; outros dois casos estão em fase de investigação, ainda sem a identificação dos autores.
Os casos ocorrem, geralmente, em estacionamentos ou locais abertos, nos quais os suspeitos esperam as vítimas saírem dos veículos para acionarem o dispositivo “Chapolin”, que impede a trava elétrica dos veículos de funcionarem corretamente por meio do embaralhamento dos sinais eletromagnéticos. Desta forma, após os proprietários estarem distantes, os suspeitos abrem as portas e realizam o furto dos pertences de valor que se encontram no interior dos veículos.
A 4ª DP reforça que proprietários de veículos não deixem pertences como bolsas, mochilas e outros, dentro dos seus veículos. Além disso, sinaliza a importância da checagem de que, realmente, houve o travamento da porta, dado que o “Chapolin” impede até mesmo o som da trava.
Imagem: Polícia Civil
Fonte: PC/ASSECOM