Prefeitura do Natal adere ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

Tratativas sobre adesão de Natal ao Plano foram feitas em fevereiro.

0
COMPARTILHAMENTOS
7
VISUALIZAÇÕES
Publicidade Publicidade

A Prefeitura do Natal, por meio da STTU, adere nesta segunda-feira (18), às 14h, ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). O evento, a ser realizado no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, contará com a presença do Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro. O Plano norteia todas as ações dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e afeta toda a sociedade, pois visa a redução do número de mortes e lesões no trânsito. O processo de revisão conta com o apoio do WRI Brasil, no âmbito da Iniciativa Bloomberg pela Segurança Global no Trânsito.

As tratativas da adesão ao PNATRANS foram confirmadas em 18 de fevereiro, em Brasília, quando a titular da STTU, Daliana Bandeira, esteve reunida com Daniel Mariz, Diretor do Departamento de Segurança no Trânsito. O evento contará com a presença dos órgãos de trânsito de todo estado, através do Detran. Na oportunidade, também será lançada a campanha Maio Amarelo 2022 com o tema “Juntos Salvamos Vidas”. O objetivo é promover a empatia e a humanização, diminuir as estatísticas de acidentes de trânsito e chamar atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo. Em Natal, as ações do Maio Amarelo fazem parte do programa Movimento Pela Vida, um programa municipal de redução aos acidentes e mortes no trânsito que consiste com ações integradas de educação, fiscalização e engenharia de trânsito por toda a cidade.

Natal atinge meta e reduz em 51% número de acidentes no trânsito

A  Assembleia Geral das Nações Unidas editou em março de 2010 uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, que tinha a meta de reduzir, pela metade, o número global de mortes e lesões no trânsito. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes e 50 milhões de sequelas por acidente de trânsito em 178 países.

O foco principal do movimento Maio Amarelo é a redução dos acidentes de trânsito, e para isso, a cidade de Natal atingiu a meta determinada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em reduzir em 51% o número de acidentes de trânsito nos últimos dez anos (2010/2020), como apontam as estatísticas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

Para fortalecer as ações durante o mês, a Prefeitura de Natal promoverá várias ações e parcerias executadas pela STTU no âmbito do Maio Amarelo, com o objetivo de informar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito, como a expansão da campanha nas redes sociais, rádio e demais veículos de comunicação, além da iluminação dos prédios públicos como forma de alertar a população, ações de travessia segura, intervenções da engenharia de trânsito, lives, cursos de capacitação em direção defensiva, através de plataformas digitais.

Imagem: STTU

Fonte: Prefeitura de Natal

Publicidade
Lúcio Amaral

Lúcio Amaral

Lúcio Amaral é jornalista e advogado pós-graduado em Direito e Processo Trabalhista. Certificado de Estudos Aprofundados em Psicanálise. Ganhador do II Prêmio de Rádio e Jornalismo em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo MPT em 2008.

Próxima Notícia

Conectado no JOL RN

Publicidade

Últimas Notícias