O Rio Grande do Norte realizou, neste domingo (27), o primeiro transplante de coração após 10 anos com este procedimento paralisado no estado. Uma equipe multidisciplinar foi mobilizada para participar da ação, que envolveu a Central de Transplantes do Governo do Estado, duas aeronaves, sendo uma da Força Aérea Brasileira (FAB), escoltas e a equipe de cirurgiões cardíacos do Hospital Rio Grande, única unidade hospitalar do RN habilitada pelo Ministério da Saúde para realização do procedimento.
Todos os detalhes desta cirurgia histórica, desde a captação do órgão, ocorrido no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, até o implante, em Natal, no paciente que aguardava na fila cardíaca do Estado, serão esclarecidos em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (28), às 11h, no auditório do Hospital Rio Grande, com a participação da equipe médica responsável e demais instituições envolvidas.
A governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), falou sobre o ocorrido nas redes sociais. “Começando o dia com uma notícia que nos enche de alegria: depois de 10 anos, o RN faz o seu primeiro transplante de coração. A captação foi feita pela equipe do Hospital Tarcísio Maia (Mossoró), e seguiu pra o Hospital Rio Grande (Natal). Um trabalho louvável em prol da vida!”, escreveu a chefe do Executivo estadual.
“Parabenizamos aqui a competência e dedicação de todas as equipes envolvidas neste trabalho tão delicado e importante. Que Deus os abençoe, para que possamos seguir nesta missão tão nobre”, finalizou a governadora.
Imagem: Divulgação
Fonte: Correio do Agreste