Você já sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou conhece alguém que já teve? O Departamento de Fisioterapia (DFST) da UFRN, por meio do Laboratório de Intervenção e Pesquisa em Realidade Virtual (LIPERV), oferece teleatendimento para pessoas que necessitam de acompanhamento fisioterapêutico após o AVC.
Para participar do projeto é necessário ter entre 18 e 75 anos de idade, ter tido o AVC há mais de seis meses, possuir acesso à internet e contar com o acompanhamento de alguém durante as sessões para observação e auxílio nos exercícios. O atendimento acontece durante o período de oito semanas, com duas sessões por semana. Os dias e horários são flexíveis e combinados com o paciente.
Clara Lago, discente participante do projeto, explica que os atendimentos são realizados por estudantes com a participação de um doutorando e um mestrando da área na função de preceptores. No primeiro dia de avaliação é feito um questionário sobre as queixas do paciente referente às sequelas do AVC, posteriormente utilizado pelos discentes e preceptores para o planejamento e a personalização do atendimento.
O projeto busca principalmente orientar o paciente e o cuidador escolhido a manter os cuidados e atividades diárias, evitando assim a piora do quadro. “Nós vamos ouvir a queixa do paciente na avaliação e trabalhar em cima disso. São exercícios de alongamento, de resistência, para facilitar a vida diária desse paciente. Vai ser basicamente um programa de treinamento baseado na queixa do paciente”, reforça Clara.
O teleatendimento foi idealizado pela professora Fabrícia Cavalcanti no ano de 2021, em um cenário no qual, durante a pandemia, muitos pacientes pós-AVC se viram sem acompanhamento hospitalar devido às medidas de isolamento social e a redução do atendimento de forma presencial. O projeto busca suprir esse acompanhamento, de forma segura e eficiente, para os participantes.
As inscrições
O atendimento aceita inscrições durante o ano inteiro. Os interessados devem entrar em contato via Instagram do LIPERV, ou por meio dos seguintes contatos telefônicos:
(84) 99102-2485
(84) 98730-7362
(84) 99954-4730
Fonte: Agecom/UFRN