As fortes chuvas que caíram durante a madrugada e a manhã deste sábado (26) em Natal, Mossoró e outras cidades do Rio Grande do Norte causaram transtornos.
A água invadiu casas e lojas, alagou ruas e fez vários pontos de alagamento. Em Natal, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) alertou para pelo menos seis áreas alagadas nas ruas e que interferem no tráfego de veículos.
Veja os pontos de alagamento apontados pela STTU na manhã deste sábado:
- Ponto de alagamento intransitável na Rua Manoel Miranda x Leão Veloso, Alecrim.
- Ponto de alagamento transitável na rua Miramangue, próximo a Escola Municipal Emanoel Bezerra, Planalto.
- Ponto de alagamento transitável na avenida Prudente de Morais, em frente ao Corpo de Bombeiros, sentido sul.
- Ponto de alagamento transitável na Avenida Capitão Mor Gouveia x rua Adolfo Gordo, Cidade da Esperança.
- Rua dos Caicós, em frente à sede do Alecrim, interditada no sentido Alecrim.
- Ponto de alagamento transitável na avenida Coronel Estevam, próximo ao cruzamento com a av Antônio Basílio.
Alagamentos
Em Natal, alguns trechos também ficaram completamente alagados. Um desses pontos foi a Rua Mossoró. A água tomou conta de boa parte da rua e impediu a passagem de veículos. Moradores registraram o trecho nas primeiras horas da manhã deste sábado.
Em Mossoró, as avenidas João da Escóssia e Felipe Camarão também sofreram com alagamentos. Na Felipe Camarão, num trecho próximo aos Correios, um carro chegou a ter a água quase o cobrindo por completo.
“Em chuvas torrenciais como a que aconteceu hoje, nós percebemos que alguns motoristas, tentaram enfrentar áreas de acúmulo de água nas ruas. Então, a Defesa Civil orienta que o motorista procure vias alternativas. Em caso de ruas alagadas, não estacione em baixo de árvores, porque chuvas com ventos podem ocasionar queda de galhos ou mesmo de árvores”, alertou o coordenador da Defesa Civil de Mossoró, Alcivan Gama.
Os bairros mais afetados em Mossoró foram o Aeroporto, Belo Horizonte e Dom Jaime Câmara. A chuva atingiu a cidade com muita intensidade em menos de uma hora.
“O grande problema da chuva de ontem em Mossoró foi a intensidade. Nós tivemos no bairro Aeroporto, no Centro, e no bairro Belo Horizonte praticamente 60 milímetros em 50 minutos”, disse o professor do departamento de meteorologia e climatologia da Universidade Federal Rural do Seridó (Ufersa), José Espínola.
“A chuva foi concentra num pequeno espaço de tempo e não dá tempo a superfície do asfalto, a pavimentação da cidade, dar escoamento a todo esse volume de água”.
Em Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, moradores também registraram ruas tomadas pela chuva. No município de Goianinha também houve registro de chuvas intensas, que alagaram a cidade.
Acumulado de chuvas
De acordo com o setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), 84 pontos de coleta registraram chuva entre sexta e o início da manhã deste sábado (26) no estado.
As cidades, por região, que mais choveram até às 7h15 deste sábado, foram:
- Agreste – Ielmo Marinho – 69mm
- Oeste – Jucurutu – 57.2mm
- Leste – Goianinha – 33.2mm
- Central – Caicó – 24.7mm
Fonte: G1 RN