Banco de Leite Humano de Parnamirim necessita de mais doadoras

O Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Divino Amor (HMDA), o qual conta com mais de 10 anos de existência, está com baixa demanda de doadoras de leite materno. A baixa demanda acaba não suprindo a necessidade de atender os bebês dos leitos de médio risco e, principalmente, os bebês da UTI Neonatal, os quais são prioridade.

Na última semana, o Banco de Leite recebeu apenas 5 litros de leite materno, enquanto o ideal são, pelo menos, 30 litros por mês, número que segue de acordo com a demanda atual de nascimentos que são entre 300 e 350 no HMDA. O Banco de Leite Humano chegou a receber mais de 70 litros por mês.

O leite coletado passa por pasteurização, processamento e rigoroso controle de qualidade. Após o processo, permanece no mínimo 48 horas para ser liberado para consumo. Além disso, o Hospital Maternidade do Divino Amor oferece todo o suporte para as mães que querem doar. Um carro com profissionais é disponibilizado para acompanhar e buscar a doação em domicílio.

A diretora do HMDA, Ana Michele, explica a importância de doar leite materno. “Precisamos destacar a importância da Maternidade Divino Amor na rede materno-infantil, especialmente o nosso Banco de Leite, totalmente estruturado, inclusive acabamos de receber emendas de equipamentos novos. O mais importante é a participação da sociedade e da coletividade, especialmente das doadoras. Solicitamos que as mulheres em fase de amamentação que venham, que doem e participem, até porque o leite materno é vida, é um alimento completo que traz todos os nutrientes, muito importantes para imunidade do bebê”, disse.

“Nossa grande preocupação, enquanto gestão do HMDA, hoje, é a nossa UTI Neonatal, que é referência no Estado, e possui 10 leitos, os quais se encontram com 100% de ocupação. Nos preocupamos, pois além das demandas externas, onde chegamos a doar para outras instituições, temos ainda, a nossa demanda interna, especialmente da UTI. São bebês extremamente prematuros, vulneráveis, e o leite materno é essencial no desenvolvimento desses recém-nascidos. Pedimos que as mamães participem e colaborem”, completou.

Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, apenas 1 ml já é o suficiente para nutrí-lo a cada vez que for alimentado. Os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas mães, como os da UTI Neonatal, têm a chance de receber os benefícios do leite materno através das doadoras. A partir da doação do leite, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarréias e alergias. Para mais informações, a Maternidade Divino Amor disponibiliza o seguinte telefone: 3272-4367 (Banco de Leite).

Imagens: Ana Amaral

Fonte: ASCOM/Parnamirim

Sair da versão mobile