O serviço de saneamento de Parnamirim segue avançando por diversos bairros. Restando pouquíssimas vias para a implantação das tubulações coletoras, o serviço contempla agora outras duas vertentes: a implantação de mais das caixas de distribuição nos imóveis atendidos pela Caern e das estações elevatórias.
Na primeira etapa do saneamento da cidade, serão implantadas 40.000 caixas de distribuição, das quais cerca 6.000 já foram instaladas. As equipes abordam os moradores explicando como será executado o serviço. Quem deseja ter seu imóvel contemplado, autoriza a equipe que, de pronto, inicia a obra na calçada da casa.
Trata-se de uma caixa, composta por manilhas e tampa, que vai receber a água do uso doméstico das residências parnamirinenses e direcioná-la para a rede coletora de saneamento, recém-implantada na cidade. A equipe deixa a ligação da caixa de distribuição para a rede já concluída.
A ligação da residência à caixa de distribuição será de responsabilidade do proprietário do imóvel, porém não deve ser feita neste momento, visto que o sistema ainda não entrou em funcionamento. A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Saneamento (Semop), reitera que ainda não é hora dos moradores realizarem a ligação de suas casas para as caixas de distribuição. Quando o sistema estiver na iminência de entrar em funcionamento, a sinalização para que essa ligação seja feita será amplamente divulgada.
Fruto do primeiro projeto de saneamento (oriundo de 2008), Parnamirim conta atualmente com mais de 500km de tubulações devidamente implantadas, na iminência de bater os 547km planejados. Resta agora finalizar a implantação das estações elevatórias pela cidade. Este serviço demanda um tempo, visto que a execução envolve liberação judicial de terrenos. Ao todo serão 20 estações, das quais 6 já foram devidamente concluídas.
A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Passagem de Areia já recebeu todos os equipamentos necessários para operar e, atualmente está na fase de montagem. Finalizados os trabalhos de implantação das caixas de distribuição e a implantação das estações elevatórias, chegará o momento de ligar o sistema em fase de teste para, posteriormente, o saneamento de Parnamirim entrar em funcionamento em definitivo.
O atual objetivo é finalizar a primeira etapa do saneamento para, posteriormente contemplar outros bairros não inclusos no projeto original, como Nova Esperança, parte de Cajupiranga, Coophab e outros bairros mais novos.
Imagens: Ney Douglas e Joel Câmara
Fonte: ASCOM/Parnamirim