Começou nesta sexta-feira, dia 28, a 27ª Feira Internacional do Artesanato – Fiart. O evento acontece no Centro de Convenções de Natal e conta com a participação de 800 artesãos do Brasil e também do exterior. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas), está presente na Fiart com sete associações da economia solidária, e 23 artesãos vinculados ao Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária (Degeas), da secretaria. Os artesãos foram selecionados de acordo com a tipologia do produto artesanal: crochês, bordados, trabalhos em ferro, madeiras e pinturas.
“A Fiart é um evento consolidado no calendário de eventos da cidade do Natal e de grande visibilidade para os artesãos. Mais uma vez a Prefeitura de Natal, através da Semtas oferece todo o apoio para que esses artesãos possam expor seus produtos, ampliar a rede de clientes e melhorar a renda da família. Seguimos com o nosso compromisso de valorizar e apoiar o artesanato local”, afirmou o titular da Semtas, Adjuto Dias.
Além do apoio estrutural, a Semtas também vai custear o transporte e a alimentação dos artesãos selecionados para o stand da Prefeitura. A Fiart segue até o dia 6 de fevereiro e para a segurança do público, a organização tomou diversas medidas de prevenção relativas ao coronavírus. Além do uso obrigatório de máscara, os visitantes terão que apresentar o passaporte vacinal na entrada do pavilhão.
Confira as associações da economia solidária que participam da 27ª edição da FIART
Associação de Mulheres do Santa Catarina
Ass. Amiga do Santarém e Adjacência
Ass. Comunitária do bem-estar da Mulher
Ass. Comunitária dos artesãos do planalto
Ass. De idosos Julieta Barros
Associação Solidárias Maria Rita
Ass. Clube de mães Maria de Lourdes Ferreira
Imagem: Semtas
Fonte: Prefeitura de Natal