A prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com o apoio das secretarias de Saúde (Sesad) e Educação (Semec), iniciou neste primeiro dia de 2022, na Maternidade Divino Amor, o projeto ‘Bebê Cidadão Parnamirinense’, o qual visa o fortalecimento das políticas de atenção à Primeira Infância.
A iniciativa, coordenada pela Secretária de Assistência Social, Lêda Taveira e a Secretária Adjunta, Marta Lopes tem como um dos principais objetivos a elaboração de um Plano Municipal de Atenção à Primeira Infância, através do qual serão incorporadas outras ações às políticas públicas já existentes no município.
Estiveram presentes, na ocasião, além das secretárias Lêda Taveira e Marta Lopes,a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira, a secretária de saúde, Terezinha Rêgo, a secretária de educação, Justina Iva, a diretora da Maternidade Divino Amor, Ana Michele, e o presidente do COMDICA, Erinaldo Costa.
“O dia de hoje reforça e simboliza o nosso compromisso com as crianças parnamirinenses, prestando toda a assistência necessária nos três principais pilares do desenvolvimento infantil, que são: a Assistência Social, a Saúde e a Educação”, disse.
Durante a ocasião, o pai da primeira criança parnamirinense nascida em 2022 não se conteve de alegria e emoção. Para Djamilson Aguiar, receber as chaves da cidade pelo filho, foi motivo de orgulho. “É uma grande alegria, porque para mim, o meu filho representa uma vitória, assim como a irmã dele. Ele é o meu segundo filho. Foi um grande acontecimento na minha vida e eu fico muito feliz e orgulhoso em saber que meu filho foi homenageado dessa forma. A mãe infelizmente não pôde comparecer, devido ao pós-operatório, mas com certeza também está muito feliz”, falou.
Para a secretária de saúde, Terezinha Rêgo, o momento representa um grande passo para a saúde, a educação e a assistência social. “Esse momento simboliza o renascimento da esperança, da vida. É o desejo do nascer do parnamirinense. O nascimento de Vitor Manoel simboliza todas as crianças parnamirinenses nascidas a partir deste dia e a garantia de todos os direitos garantidos através das secretarias de assistência, educação e saúde”, falou.
A diretora da Maternidade, Ana Michele, explica a importância da nova iniciativa. “É um projeto que abre portas para fortalecer a política de proteção da criança, principalmente na Primeira Infância. A partir desse projeto haverão vários passos e iniciativas em relação à proteção e a garantia de direitos da criança. Para a Maternidade Divino Amor é algo excepcional, começando o ano de uma forma abençoada, com chave de ouro e agradecemos a parceria, a atenção. É o que nos dá fôlego para acreditarmos que dias melhores virão. especialmente para nossas crianças parnamirinenses”, disse.
Imagens: Cinthia Oliveira
Fonte: ASCOM/Parnamirim