Alunos de Direito da UFRN são destaque em competição nacional

Publicidade

Os alunos João Victor Morais, Vagno Liger, Maria Clara Anjos, Lawrence Lino, Lurã Oliveira e João Marcelo, graduandos do curso de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN), ficaram entre as quatro melhores equipes na fase oral da 2ª Competição Brasileira de Direito e Processo Penal, organizada pelo Instituto de Ciências Penais (ICP) e realizada de forma virtual nos dias 12 e 13 de novembro.

Os estudantes fazem parte do Grupo Potiguar de Ciências Criminais (Poticrim). Eles competiram com outras 44 equipes e chegaram até as semifinais enfrentando equipes de importantes faculdades de direito do país, como a Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo e do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo (USP), universidades federais de Minas Gerais (UFMG), da Bahia (UFBA), do Rio de Janeiro (UFRJ), de Pernambuco (UFPE), do Paraná (UFPR), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Mackenzie.

A competição foi dividida em duas fases: a primeira de escrita, com apresentação de memoriais; e a segunda, oral, com sustentação e debates. A equipe avançou até as semifinais quando foi vencida pelos graduandos da USP, que seguiram para as finais.

Para Lawrence Lino,  participar da competição é uma das experiências acadêmicas mais frutíferas que o estudante de direito pode ter. “A oportunidade de elaborar peças jurídicas em casos práticos complexos, bem como de simular sustentações orais em tribunais, faz com que o estudante adquira habilidades que não costumam ser desenvolvidas durante a graduação. Além disso, ainda é possível adquirir um excelente networking, conhecendo estudantes e profissionais do mais alto nível de todo o Brasil. A experiência é sem igual e ficará marcada para sempre na lembrança de todos que participaram”, registra.

João Victor Morais destaca que o resultado representa um reflexo do empenho dos estudantes da UFRN e incentiva os demais estudantes. “Colocar nossa Universidade nesta posição de destaque é algo sem precedentes e que quebra com qualquer preconceito que se possa ter em relação à capacidade das equipes do nosso estado e da nossa região. Tenho certeza de que este resultado será providencial para que mais estudantes do nosso estado se interessem por essas oportunidades acadêmicas e pelo projeto da Poticrim”, completa.

Poticrim

O grupo formado por estudantes potiguares do curso de Direito da UFRN apaixonados pelo debate e pelo direito criminal foi organizado sob a orientação dos professores Walter Nunes e Liliana Santo com o objetivo de participar da 1ª Competição de Direito e Processo Penal, realizada em 2020 pelo Instituto de Ciências Penais Jovem em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), IBMEC e a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG).

Após a competição, o grupo enxergou que esta poderia ser mais do que uma oportunidade de crescimento individual. A partir do contexto da pandemia da covid-19, da necessidade de isolamento social, imersos em uma conjuntura de mudanças da legislação penal e inspirados pelo torneio promovido pelo ICP, os estudantes decidiram se aprofundar nos temas e criaram uma conta no Instagram para servir de espaço para as vozes de profissionais do direito criminal, sendo um ambiente para exposição de dúvidas e para o debate de assuntos atuais e decisivos à composição de uma sociedade justa e democrática.

Imagem: Reprodução

Fonte: Ascom/UFRN

Sair da versão mobile