Com o tema “Valorizando as Oportunidades da Fruticultura”, a Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit 2021, que acontece de 24 a 26 de novembro, anuncia a programação científica do evento que ocorrerá como Seminário Internacional da Expofruit 2021.
“Temos uma ótima expectativa para o retorno da Expofruit, que é a principal feira de fruticultura do país. O evento é um momento para que os vários atores da cadeia produtiva possam reforçar o relacionamento já existente e uma oportunidade para que eles possam ver a fruta no ambiente em que é produzida e já prospectar negócios para as safras seguintes”, afirma o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX-RN), Fábio Queiroga.
“Essa edição da feira vem sendo muito aguardada, por ser a retomada da Expofruit presencial com toda a sua grandeza. Teremos vários eventos dentro de uma grande estrutura. Vamos falar das inovações e de novos comércios ligados a toda a cadeia produtiva da fruticultura”, afirma Franco Marinho, Gestor de Fruticultura do Sebrae/RN.
O evento seguirá todos os protocolos de segurança exigidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte para evitar a disseminação do novo coronavírus e exigirá a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para participar do evento. Todas as medidas apresentadas já estão aprovadas pela Secretaria Estadual de Saúde Pública e alinhadas com as exigências e determinações dos decretos estaduais, municipais e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Seminário Internacional da Expofruit 2021
O Seminário da Cajucultura dará largada a programação no início da manhã de quarta-feira, 24 de novembro, com apresentações sobre os potenciais e desafios para o cultivo do caju. Pela manhã também será realizado um curso que capacitará os fruticultores para a obtenção da conformidade na exportação de produtos agrícolas frescos para os Estados Unidos; o FSMA – Norma de Inocuidade de Produtos Agrícolas Frescos.
Na quinta-feira, a programação começa com o Fórum da Fruticultura que terá duas palestras seguidas de mesas redondas. A primeira vai expor o Estudo da Fruticultura: Melão, Melancia, Manga e Mamão da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e será seguida por um debate com a participação do Sebrae/RN, COEX, Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (SAPE) e de representantes de diversos municípios potiguares.
A palestra seguinte contará com a participação on-line da Consulesa Geral da China, Yan Yuqing, que falará das Estratégias Comerciais para a Fruticultura – Brasil x China. O assunto terá continuidade com uma mesa redonda com a presença da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), COEX, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a SAPE e o Sebrae/RN.
No último dia da Expofruit será realizado o Seminário: Frutas para o Nordeste. O evento mostrará as pesquisas em torno dos cultivos da Pitaya, Morango, Maracujá e Uva na Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) e será finalizado com uma visita à Fazenda Experimental da UFERSA.
A sexta-feira ainda contará com o Fórum de Cooperativismo que reunirá os produtores de agricultura familiar. O evento debaterá a Importância dos Mercados Institucionais para a Agricultura Familiar citando o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES), criado pelo Governo do Rio Grande do Norte em 2019.
Empresas globais do agronegócio farão apresentações virtuais
A programação científica da Expofruit também contará com apresentações virtuais por meio de uma parceria com uma instituição espanhola, a Extenda – Agencia Andaluza de Promoción Exterior. Este momento proporcionará que os interessados acompanhem a programação mesmo não estando presencialmente no evento.
Certificação Fitossanitária
Como em todas as edições da Expofruit, haverá o Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada – CFO/CFOC promovido pelo IDIARN. A qualificação tem como objetivo habilitar engenheiros agrônomos para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) para diversas pragas. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pelo site www.idiarn.rn.gov.br.
Sobre Expofruit
Considerada o evento de fruticultura tropical irrigada mais importante do Brasil, a Expofruit conquistou a atenção de grandes investidores. A feira tem como objetivo o apoio ao setor frutícola potiguar, garantindo a participação de produtores de todo o estado em um evento que viabilize a comercialização da produção e promova novos negócios, inclusive exportações. A Expofruit 2021 é uma promoção da Promoexpo e é realizada por meio de uma parceria entre o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
A feira também conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Prefeitura de Mossoró/RN, da Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (SAPE), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN). E com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo Cidadão, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Embrapa, FAERN/SENAR, Sistema Fiern, Codern, Idema, Idiarn e Emparn.
SERVIÇO:
Evento: Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit 2021
Data: 24 a 26 de novembro
Local: Estação das Artes – Mossoró/RN.
Site: www.expofruit.com.br
Twitter: @expofruit
Facebook: www.facebook.com.br/
Instagram: @Expofruit_2021
Imagens: Robson Carvalho
Fonte: Assessoria de Comunicação