Prova do Enade será aplicada no próximo domingo, 14

A aplicação da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 vai acontecer no próximo domingo, 14, às 13h30. Os alunos da UFRN que irão se submeter ao exame precisam estar atentos a algumas orientações dadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enade.

A primeira orientação é em relação ao preenchimento do Questionário e do Cadastro do Estudante do Enade, que encerra às 23h59 do sábado, 13, e está disponível no Sistema Enade. Sem preencher o questionário, os estudantes não conseguem consultar o local de prova, por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição.

No documento, além de informações sobre local e horário de aplicação da prova, constam orientações sobre a documentação de identificação exigida no dia do exame e ainda sobre tratamento por nome social e atendimento especializado (se solicitados e aprovados). Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão de confirmação no dia da aplicação.

No dia de realização da prova, 14, vale destacar que os alunos precisam ficar atentos ao horário para comparecer ao local de prova, pois os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Para ter acesso, é preciso apresentar um documento oficial com foto, máscara de proteção e caneta transparente na cor preta.

O Inep está orientando ainda os participantes do Enade que apresentarem sintomas da covid-19 no dia do exame. Eles não devem comparecer ao local de aplicação da prova e precisam solicitar a dispensa de prova, no período de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022, por meio do Sistema Enade. O mesmo deve ser feito em caso de diagnóstico de alguma das outras doenças infectocontagiosas listadas no edital do exame.

Para a dispensa da prova, o estudante deverá enviar para o Inep a documentação comprobatória da condição motivadora da solicitação de dispensa. No pedido, devem constar as seguintes informações: nome completo do estudante; diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

O Inep irá analisar a documentação comprobatória das condições dos participantes. Caso seja aprovada, o estudante terá garantido a dispensa da prova e a regularidade no exame, desde que tenha finalizado o preenchimento do Questionário do Estudante.

Além das condições de saúde, a dispensa também poderá ser deferida em caso de acidente; assalto; casamento; extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação; luto; maternidade ou paternidade, entre outras condições listadas no Anexo III do edital do exame.

Em 2021, 42 cursos de graduação da UFRN participam do Enade nas modalidades presencial e ensino a distância. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Vale destacar que os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Saiba mais sobre o Enade.

Imagem: Cícero Oliveira

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile