A pandemia, a quarentena, o estresse e seus males também são temas a serem abordados pela primeira vez durante as atividades da campanha do Novembro Laranja. Isso porque houve um aumento significativo nos casos de hipersensibilidades auditivas e, com isso, aumentou também o sofrimento de quem já sofria com algum desses sintomas.
A Profa. Dra. TanitGanz Sanchez, especialista reconhecida mundialmente como autoridade em pesquisas e tratamentos do zumbido, tem na bagagem mais de 25 anos de estudos sobre o tema, e é a idealizadora do Novembro Laranja– mês escolhido para chamar atenção para o zumbido e as hipersensibilidades auditivas.
Essa campanha nacional tem o objetivo de alertar e conscientizar sobre a ‘Quadrilha do Ouvido’ (Zumbido, Misofonia e Hiperacusia) por meio de informações que são passadas em todos os canais de comunicação do Instituto Ganz Sanchez e seus parceiros.
Outra função da campanha é chamar atenção para o aumento expressivo do número de casos de problemas no ouvido, aparecidos durante a quarentena, o quanto eles afetam a qualidade de vida, além de ressaltar a importância do diagnóstico precoce.
Os principais fatores são:
- Isolamento social, visto que o convívio aumenta os incômodos e ressalta a hipersensibilidade auditiva (misofonia e hiperacusia)
- A Covid-19 – são muitos os relatos do aparecimento de Zumbido nas pessoas que foram infectadas e desenvolveram a doença.
- A vacina – tem aparecido casos de pessoas que relataram zumbido após tomarem a vacina.
A otorrinolaringologista e idealizadora da campanha alerta: “Minhas observações durante atendimento clínico, presencial ou telemedicina, durante a pandemia me trazem a certeza desse aumento dos sintomas. Veja:
1) a marcação de consultas médicas sobre zumbido e hipersensibilidades auditivas – considerando que somos um centro especializado de atendimento, pesquisa e divulgação, teve um aumento sem precedentes, gerando uma espera de dois meses para o atendimento;
2) cerca de 60% dos pacientes atendidos declaram que os sintomas COMEÇARAM OU PIORARAM em 2020, seja pelo isolamento social imposto no início do ano, seja pela própria Covid-19 e, em menor quantidade, pela vacina. Apenas 40% dos pacientes atuais dizem que já tinham sintomas antes da pandemia e não perceberam diferença neles.
Fato que levou a especialista a considerar a necessidade de incluir a pandemia como tema na campanha deste ano.
16a edição do Novembro Laranja – Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, Misofonia e Hiperacusia– suas implicações na saúde e o aumento de sua incidência durante a pandemia.
Objetivos:
- Conscientizar a população sobre a realidade preocupante do aumento dos problemas do ouvido em pessoas de todas as idades, particularmente o Zumbido. Há quatro anos a Campanha aborda também os temas Misofonia e Hiperacusia.
- Motivar mais profissionais da saúdea abraçarem essa causa, entendendo que Zumbido, Misofonia e Hiperacusia são sintomas de ouvidos mais frágeis, que precisam de mais cuidados com as agressões diárias, além da investigação criteriosa de suas causas.
- Divulgar que o tratamento precoce do Zumbido, da Misofonia e da Hiperacusia pode fazer a diferença na recuperação da qualidade de vida.
- Mudar pensamentos restritivos (“não há nada a fazer”, “isso não tem cura” ou “aprenda a conviver com isso”), ajudar a ampliar a atuação profissional e obter sucesso no tratamento e até cura do paciente.
- Parcerias com empresas para conscientizar e alertar funcionários do RH e colaboradores sobre os sintomas, que interferem diretamente no desempenho das funções.
- Alertar a população de que o tratamento adequado, caso a caso,é capaz de melhorar muito a qualidade de vida do portador de zumbido, hiperacusia e misofonia.
Muitas pessoas desconhecem os sintomas da Quadrilha do Ouvido:
- hiperacusia: é o incômodo com o VOLUME dos sons (ex: TV, música, vozes,etc).
- misofonia: é o incômodo com sons baixos e repetitivos, como o clicar de uma caneta ou mesmo sons comuns como o respirar ou mastigar.
- zumbido: é o som do SILÊNCIO, que algumas pessoas percebem antes de dormir ou o dia todo.
Nossa pesquisa de 2016 mostrou que as pessoas com Misofonia também apresentaram, na opinião delas, os seguintes problemas (em ordem decrescente): ansiedade, zumbido, transtorno obsessivo compulsivo, hiperacusia e perda auditiva.
Sobre a 16ª edição da Campanha do Novembro Laranja
Evento 100% digital, com a participação de médicose outros profissionais da saúde dos quatro cantos do Brasil, como um movimento para a popularização da preocupante realidade do aumento de zumbido e hipersensibilidades auditivas, sintomas ainda pouco conhecidos que impactam a vida de milhões de brasileiros.
Todo conteúdo fica disponibilizados em nossas redes sociais – @zumbidonoouvido e Facebook.com/institutoganzsanchez, além de lives com pacientes que conquistaram a cura e bate papo com profissionais da área da saúde.
Disponibilizamos nossos materiais de divulgação para profissionais de outras cidades fazerem download e implantarem ações locais (material disponível em www.institutoganzsanchez.com.br/novembrolaranja).
Fonte: Assessoria de Comunicação