O Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região divulgou o relatório de fiscalizações no Rio Grande do Norte com os dados dos nove primeiros meses de 2021, de janeiro até o mês de setembro. Neste ano, os números de apurações de denúncias e de identificação de pessoas no exercício ilegal da profissão de educação física foram intensificados.
O resultado do trabalho dos agentes de orientação e fiscalização do CREF16/RN foi a identificação de 121 pessoas atuando no Rio Grande do Norte como falsos profissionais de educação física, principalmente na função de orientar e acompanhar treinos em academias de musculação.
“Estamos buscando melhorar nosso processo de fiscalização para garantir que o serviço da atividade física seja sempre seguro para a sociedade. Infelizmente, o período da pandemia teve vários problemas, como o aumento do número de pessoas atuando ilegalmente e de locais irregulares. Esse tipo de atitude é danoso à saúde da sociedade, por isso o conselho busca pela segurança e contamos com a colaboração da sociedade com as denúncias para realizar esse trabalho”, afirma Franklin Deweksley Soares, CREF 001228-G/RN, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF16/RN.
A profissão de educação física é reconhecida desde 1998 e é preciso registro no conselho para a atuação na área. O Rio Grande do Norte tem mais de seis mil profissionais de educação física registrados e habilitados em atividade.
O CREF16/RN recebe denúncias de falsos profissionais através do e-mail fiscaliza@cref16.org.br, do telefone (84) 3201.2254 e pela ouvidoria do conselho no site oficial www.cref16.org.br . Pessoas identificadas em exercício ilegal são denunciadas ao Ministério Público e podem ter como pena a prisão por dois anos e meio.
Imagem: CONFEF/CREF16 RN
Fonte: Esporte Amador RN