Desafios do Ensino Superior no Pós-Pandemia foi o tema da atividade mensal do Plano de Capacitação da Alta Gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ministrada pelo professor Mozart Neves Ramos, a palestra foi realizada na tarde desta segunda-feira, 25, no auditório do Instituto Internacional de Física (IIF).
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, fez a abertura do evento e deu as boas-vindas ao professor Mozart Ramos, considerando o momento de alegria e honra por receber a palestra de um profissional com vasta experiência no campo da educação.
Durante a apresentação, Ramos fez uma reflexão sobre a situação da Educação Superior no Brasil e as necessidades surgidas no contexto pós-pandemia. Entre os principais pontos abordados pelo professor, ele falou sobre a necessidade de planejar a educação de forma sistêmica, envolvendo os diversos níveis do ensino.
“O Brasil precisa aprender com o Brasil”, disse ao destacar que para avançar na qualidade da formação universitária é preciso criar uma estratégia desde a Educação Básica, reforçando ainda a importância de ter como base as experiências do exterior e, principalmente, do que já existe de exitoso no país.
Para finalizar, o educador ressaltou que a formação da universidade precisa estar voltada às necessidades do futuro do aluno, com base no atual perfil disruptivo dos estudantes e respeitando também a singularidade e a percepção de cada indivíduo, em cada área do conhecimento, bem como evidenciando a formação cidadã e focada no desenvolvimento humanístico.
Currículo
Mozart Neves Ramos é educador, escritor e engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi reitor da UFPE, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e secretário estadual de Educação em Pernambuco. Foi ainda presidente executivo do Todos Pela Educação e, atualmente, é membro do Conselho Nacional de Educação e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto). É também autor dos livros Educação Sustentável e Educação Brasileira: uma agenda inadiável e coautor de A Urgência da Educação.
Imagens: Cícero Oliveira
Fonte: Agecom/UFRN