O Habitat Marte da UFRN, estação espacial análoga sediada no município de Caiçara do Rio dos Ventos, estará apresentando resultados e desenvolvimento de pesquisas em duas conferências da ONU que serão sediadas em Dubai, Emirados Árabes Unidos, na próxima semana, entre os dias 21 e 25 de outubro.
A estação foi convidada pela United Nations Office for Outer Space Affairs (UNOOSA), agência das Nações Unidas para assuntos relativos ao espaço, que custeou a participação do Habitat Marte no evento internacional, junto a outros projetos da área.
O coordenador do Habitat, professor Julio Rezende, conta que uma das apresentações agendadas será sobre as iniciativas da estação relativas ao desenvolvimento sustentável no espaço e a segunda conferência será sobre a inclusão de meninas na exploração espacial. “Os eventos serão importantes para a startup em sua estratégia de internacionalização, à medida que realizará várias reuniões e encontros para o fortalecimento de parcerias”, acredita Julio.
Desde março de 2021 a Estação Espacial Análoga Habitat Marte é também uma startup pré-incubada na Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos, Tecnológicos e Aplicados (InPACTA), vinculada à Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, e participante do programa de aceleração de impacto social do Sebrae-RN.
Os eventos acontecem em Dubai, Emirados Árabes Unidos, paralelamente a Expo Dubai 2021. O Habitat Marte também participa do International Astronautical Congress – IAC. Participarão também dos eventos em Dubai a professora Mariana Almeida, do Departamento de Engenharia da Produção, e a aluna de engenharia mecânica, Luísa Santos, que irão apresentar outros projetos.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN