O Menino Maluquinho fez parte da imaginação de muita gente na infância, a obra criada pelo desenhista e cartunista Ziraldo, sobre um menino alegre, cheio de imaginação e que adora aprontar e viver aventuras com os amigos. Uma de suas manias é usar um panelão na cabeça, o que o diferencia dos demais. As histórias misturam um humor por vezes ingênuo (ainda que com uma certa escatologia típica da infância) com um certo gosto de nostalgia.
O livro foi publicado em 1980, e se tornou um fenômeno durante anos de 1990 e 2000, tornando um sucesso com mais de dois milhões e meio de exemplares vendidos até dezembro de 2005, sendo conhecido por inúmeras crianças, servindo de inspiração para peças teatrais, filmes, óperas e séries de TV.
Esse sucesso gerou uma legião de fãs, que alguns se tornaram grandes autores ou ilustradores, fazendo uma nova geração que foi influenciada pelo Menino Maluquinho, que fez o autor Fábio Yabu se reunir com outros escritores em uma coletânea para homenagear o mestre Ziraldo e trazer histórias reais de vários Meninos Maluquinhos, relatando um pouco sobre a infância de cada autor em diferentes versões, de variadas cores e origens, desde o que cresceu em um orfanato, até o Menino Maluquinho robô.
Contos:
UM MENINO COMO VOCÊ
Aventuras na infância podem envolver reinos distantes e castelos encantados, mas também podem envolver ônibus cheios e trabalho nas ruas. Load Comics traz um conto da quebrada, sobre buscas e tesouros inestimáveis.
COMO EU TE VEJO
Toda criança é mágica, mas nem toda infância é. A poesia poderosa e acolhedora de Rafael Calça faz com que olhemos para nossa própria vida e, como mágica, ela consegue nos animar nos momentos difíceis.
O DIA DOS PAIS DO MENINO DRAGÃO
Um menino que amava os livros e o caratê. De dia, quebrava telhas, de noite, criava histórias. Não é à toa que Raphael Draccon é hoje um dos autores mais influentes do país, e aqui nos presenteia com uma história sobre um Dia dos Pais mais que especial.
O MENINO DO SÁBADO
Cachorros e meninos, livros e heróis. Todo sábado pode ser uma aventura, e quando é Vitor Cafaggi quem nos conta, sabemos que nosso coração ficará quentinho.
O MARUPIARINHA
Cristino Wapichana nos oferece um voo pela cultura de seu povo, com o olhar fresco que só um menino maluquinho poderia nos trazer.
A PALAVRA MÁGICA
Inspirado por uma passagem de seu livro favorito do Ziraldo, O Menino Quadradinho, Fábio Yabu escreve sobre como uma palavra mágica pode transformar meninos em heróis.
O MENINO DO CLUBINHO
Todo menino tem sua turma, e toda turma já teve seu clubinho. Mas quando uma nova integrante chega, o personagem de Guga Mafra subitamente vê seu império ameaçado.
O ROBÔ MALUQUINHO
Todos conhecem a história do menino com o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés… mas e do robô com luz verde nos olhos, rodinhas nos pés e aplicativos na barriga? Gustavo Reiz conta a história de um amigo muito especial.
As meninas sempre tiveram uma grande participação no legado criado pelo mestre Zirado, como a Julieta, Nina, Super Mãe, Professora Maluquinha. Personagens que inspiraram leitoras de várias gerações, que perceberam que podem ser tudo o que quiserem: Delicadas, fortes, sensíveis, lidando, inclusive com perdas.
Elas falam de temas como adoção, cultura indígena, fases da vida, e relações familiares. São garotas com perfis completamente diferentes, mas todas têm algo em comum, que sonham, se divertem e vivem aventuras que promovem aprendizados. Uma obra que traz magia, ludicidade, empatia e respeito à diversidade.
A MENINA QUE TINHA MEDO DO ESPELHO
Andreza Delgado nos apresenta a jovem e adorável Ana, uma menina tão comum quanto seu nome, que adora macarrão e histórias em quadrinhos. Cercada de amigos, ela sonha com algo de que nenhuma criança deveria ser privada.
ABRINDO A PORTA
Real ou imaginário, quem nunca teve um armário cheio de fantasias? Anna Claudia Ramos explora a riqueza da imaginação infantil com sua maluquinha que quer ser bruxa e caubói, e ainda ama futebol de botão.
A MENINA FADINHA
Sonhos foram feitos para serem realizados. Eles confortam nossas noites e nos impulsionam em direção ao que desejamos. Carolina Munhóz nos apresenta a menina fadinha, cujo sonho a levou a viajar ao redor do mundo.
MIRA BOLANTE
Uma menina pode ser tudo o que quiser. Mas o que acontece se ela quiser ser tudo de uma vez só? Eliana Martins nos apresenta uma personagem encantadora, que tem os dedos no mundo digital e também num bom e velho ioiô.
A MENINA MALUNGUINHA
Com a pele café com mel, cabelos crespos e o banzo no olhar, a Menina Malunguinha reflete a paixão e a alegria de tantas maluquinhas que vemos por aí. É impossível não se apaixonar por essa personagem de Elizandra Souza.
A MENINA DA MATINRA
Uma maluquinha nascida na floresta, guardiã dos nossos animais e das nossas árvores. Márcia Kambeba nos apresenta essa incrível personagem, que mistura o melhor do nosso folclore com sua linda poesia.
A MENINA E O COLIBRI
Neste conto lúdico, Míriam “Mikannn” Castro, uma menina sonha com um colibri. Com ele, aprende que a fantasia muitas vezes pode ganhar vida no mundo real.
A MENINA SONHADORA
Viver com a cabeça nas nuvens não deveria ser problema para ninguém. Pelo contrário, é um elogio. Nesta história de Paula Pimenta a gente entende o porquê.
Para mais informações acesse os endereços abaixo:
Fonte: O Barquinho Cultural