Após reunião do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) com a Defensoria Pública do Estado (DPE), as Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Natal, a Prontoclínica Paulo Gurgel, o Hospital Memorial e a Cooperativa de Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (Coopanest), foi firmado acordo para a retomada imediata das cirurgias ortopédicas, bem como a regularização dos pagamentos mensais pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde aos prestadores de serviços.
Ainda foi estabelecida uma força-tarefa para transferir para outras unidades hospitalares os pacientes ortopédicos de baixa e média complexidade que estavam internados no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Até a manhã desta sexta-feira (8), já tinham sido transferidos 22 pacientes para realização de cirurgias ortopédicas e outros 9 estão agendados para o domingo (10). Ainda 20 pacientes foram transferidos pelas Secretarias de Saúde do Estado e de Natal para o Hospital de Campanha de Natal.
O acúmulo dos pacientes da traumato-ortopedia no HMWG deu-se em razão da suspensão de atendimentos por prestadores contratualizados, em especial o Hospital Memorial e a Prontoclínica Paulo Gurgel.
Os hospitais particulares alegaram o fim do contrato de prestação de serviços, bem como débitos não quitados pelo Município de Natal, o que acabou provocando prejuízos não só aos pacientes, mas ao próprio funcionamento do HMWG, que se encontra sobrecarregado.
Imagem: iStock
Fonte: MPRN