Nesta segunda-feira (27), a Casa Durval Paiva participou de uma live na Assembleia Legislativa, sobre o encerramento oficial da Campanha Setembro Dourado, que percorreu diversos pontos de toda a capital do RN, bem como outros municípios, realizando sensibilizações e capacitações, alertando para os sinais do câncer infantojuvenil, visando diminuir a taxa de mortalidade, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento correto, como fatores essenciais para a cura.
Ao todo, foram 26 ações presenciais e diversas outras intervenções online, por meio de lives, com profissionais médicos, professores, educadores sociais e a sociedade em geral. O propósito foi de esclarecer sobre os principais sinais de alerta e os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes, apresentando o caminho percorrido pelo paciente oncológico na busca da cura.
“Encerramos a campanha oficial, contudo, o trabalho da Casa Durval Paiva permanece. Nossa missão é de lutar pela cura e pelo tratamento precoce de, cada vez mais, crianças e adolescentes. Nosso compromisso é com a vida”, comenta Rilder Campos, presidente da CDP.
A Casa Durval Paiva relembra que os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil são: palidez repentina, manchas roxas, dores nos ossos, ínguas ou nódulos, perda de peso, febre de origem inexplicada, mancha branca na pupila (reflexo de olho de gato), dores de cabeça e vômitos, suor noturno e desequilíbrio ao andar. Vale ressaltar que não significam, obrigatoriamente, que há câncer, mas os responsáveis devem estar alertas. Ao sinal de alguma anormalidade, levem seus filhos ao pediatra para avaliação. Acompanhe, dissemine e ajude a salvar vidas!