Zerar o jogo

Você já viu alguém chegar ao final de um jogo de videogame sem passar por todos os estágios previstos? Cada nível traz para o jogador um novo desafio, que o habilita para alcançar o objetivo final – zerar o jogo. Na vida acadêmica, as fases que passamos desde a pré-escola até a universidade servem também como preparação para o objetivo maior: se formar e entrar no mercado de trabalho. Para alcançar essa meta, os estudantes precisam passar, ao se formarem, pela fase final do “jogo”, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação Institucional. Já deu para perceber que o Enade é um dos mecanismos que permitem avaliar a qualidade dos cursos das instituições de educação superior brasileiras.

Nessa fase do “jogo” para os discentes, é feita a avaliação do rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que aprenderam, além de analisar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

UFRN reforça importância do Enade para os cursos – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

E sabe o que isso interfere na vida dos formandos? Quando o curso recebe uma boa nota no Enade, o aluno dessa graduação é diretamente beneficiado. “Imagina para um empregador ou prestador de serviços, quando for contratar um profissional, poder verificar se ele teve uma formação sólida buscando informações sobre a Instituição onde ele estudou, vendo as notas do Enade para seu curso, que atestam essa qualidade”, coloca o professor Fabiano Gomes, responsável pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Acadêmica (Copav) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFRN.

Para ele, o aluno egresso de uma instituição de um curso com elevada qualidade vai sinalizar positivamente para a sociedade. Outro ponto destacado por Fabiano é a possibilidade do aluno também fazer uma autoavaliação sobre sua formação. “Com o Enade, ele vai saber se teve uma boa formação acadêmica e profissional durante seus estudos na UFRN”, pontua. Daí a importância de se preparar bem para chegar ao melhor lance da partida (play of to game).

Fabiano Gomes, responsável pela Copav da Prograd – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Em relação à UFRN, a aplicação do Enade é também importante, pois permite que a Instituição faça uma autoavaliação de seus cursos. No caso de um curso obter um conceito baixo, isso pode sinalizar que ele está passando por alguma dificuldade e talvez precise de uma atenção maior, precise ser reformulado, ou outra medida, como mais investimento ou alteração no processo pedagógico, para que possa atingir um nível de excelência acadêmica buscado na UFRN, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Em 2021, 42 cursos de graduação da UFRN, nas modalidades presencial e ensino a distância, participarão do exame. Na Instituição, 1.538 estudantes farão a prova do Enade, que acontece no dia 14 de novembro.

Estratégias

Arte: Ivan Cabral – CPI/UFRN

Em um jogo de videogame, é preciso ter estratégias para chegar até a fase final. São muitos obstáculos que precisam ser superados até a vitória. Na preparação para o Enade, também é preciso desenvolver estratégias voltadas a realizar uma boa prova. Pensando nisso, a UFRN desenvolve várias iniciativas que visam a dar suporte aos alunos a fim de se prepararem para a prova do Exame.

A proposta é estar mais próximo dos alunos que irão participar do Enade. A Prograd, por meio da Copav, promoveu encontros com os coordenadores dos cursos que serão avaliados em 2021, e estes estão desenvolvendo diversas estratégias para acompanhar os alunos mais de perto. Uma delas foi criar grupos de WhatsApp com esses alunos, com o objetivo de passar todas as informações a respeito do Exame.

Na graduação de Química – bacharelado e licenciatura, na UFRN, Campus Natal, a ideia é promover um quiz com os alunos e fazer um simulado com premiação para as melhores notas. O curso tem 57 alunos aptos a participarem do Enade.

Para a coordenadora do curso, Lívia Nunes Cavalcanti, esse acompanhamento é importante para que os alunos tenham o sentimento de pertencimento ao curso, para que se sintam seguros e confiantes, “ também para que tenham orgulho de participar de uma universidade pública e de qualidade a qual eles contribuíram para elevar a nota do seu curso”, frisa. Segundo Lívia, o trabalho será voltado para mostrar aos alunos que as questões são simples e sobre assuntos que eles viram ao longo do curso.

Lívia Cavalcanti, coordenadora da graduação de Química – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Outras coordenações que estão desenvolvendo ações para acompanhar seus alunos no Exame são as dos cursos de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (presencial) e a de Letras – Língua Portuguesa (EaD), que estão atuando de forma conjunta para dinamizar o processo de preparação do corpo discente. Do curso EaD, que engloba vários pólos, são 47 alunos concluintes inscritos. Na graduação Letras (presencial), são 18 alunos.

De acordo com o coordenador do curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas da UFRN (Campus Natal – Presencial), Nelson Ferreira de Sousa Júnior, além do acompanhamento com grupos de WhatsApp, postagens no Instagram e envio de e-mail aos alunos, as duas coordenações se uniram ao CA de Letras e estão programando um calendário para conversas, plantão de dúvidas e resolução das provas anteriores com os professores das diversas áreas do curso e os alunos inscritos nesta edição do Enade. “Esses momentos serão chamados de Momento Enade: Letras em ação!”, ressaltou. Outra iniciativa é realizar atendimento individualizado com os alunos, com intuito de tirar dúvidas ou dar assistência para atendimento das solicitações do Inep em relação ao Enade.

No mais, segundo ele, os alunos inscritos já se mostram motivados para participar das atividades para esta edição do Enade. “Unindo os esforços das coordenações das duas modalidades, presencial e EaD, também contando com o apoio do CA de Letras Auta de Souza da UFRN, traçamos estratégias de divulgação e mobilização junto ao corpo docente do Departamento de Letras, motivando a comunidade discente de nossos cursos para a boa realização desta nova edição do Enade. Sabemos que, em meio à modalidade remota, todos os olhos estarão voltados para nós”, destaca. Para ele, os alunos precisam entender sua responsabilidade e seu importante papel para a nota do curso, que se relaciona, de certa forma, com o valor do seu diploma perante à sociedade.

Na graduação de Matemática EaD, que tem 14 alunos aptos a realizarem o Enade este ano, a ideia é incentivar os alunos mostrando a importância do Exame. “Vamos enviar materiais que auxiliem na preparação, indicar a resolução de questões com auxílios dos professores, proporcionar encontros virtuais e estar atentos aos questionamentos dos alunos”, destacou a professora Márcia Maria de Castro Cruz, coordenadora do curso de Matemática a distância na UFRN. A proposta é motivar cada vez mais os alunos para que possam fazer uma boa prova.

Aristides Santiago é aluno do curso de Química – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

O aluno do curso de Química – EaD da UFRN, Aristides Felipe Santiago Júnior, considera importante esse acompanhamento da UFRN aos alunos que irão participar do Enade 2021. “Já tivemos reunião com a coordenação do curso, que apresentou o planejamento de preparação dos alunos, o que é muito bom, pois nos ajuda a ter um bom conhecimento sobre o exame. Há uma mobilização para estar com os alunos até a realização da prova”, afirma. Ele disse que vai buscar também provas anteriores do Enade na preparação.

Sobre a expectativa e motivação para participar do Enade, Aristides Júnior entende que o exame avalia tanto o curso como os alunos em relação à aprendizagem adquirida. “Considero favorável a realização do Enade. Para mim é tranquilo, mesmo estando em um período de pandemia, mesmo assim não me afetou por se tratar de um curso a distância. Em relação às disciplinas práticas, quando era preciso ir a um polo, consegui concluí-las antes do início da pandemia”, explicou.

Priscila Silveira é estudante de Química na UFRN – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Para a aluna Priscila Silveira, da licenciatura em Química, o Enade é uma ferramenta bem interessante para analisar o desempenho dos estudantes/formandos. Ela disse estar recebendo um bom apoio da coordenação do curso, com a divulgação de muitas informações do Exame, e considera positiva essa busca por alternativas a fim de incentivar a melhorar o desempenho dos alunos. “Eu não conhecia muito do Enade porque pensei que não precisaria fazer, mas ultimamente eu ando pesquisando”, completa.

Preparação

No Ceres, em Caicó, o NDE de Matemática e o grupo PET Comunidade Urbana Seridó do Ceres promovem um Ciclo de estudos para o Enade 2021 – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Alguns cursos estão promovendo eventos de preparação voltados para os alunos aptos a fazerem a prova do Enade. No Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Caicó, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de licenciatura em Matemática, com a colaboração de membros do grupo PET Comunidade Urbana Seridó do Ceres, promove a ação de extensão Ciclo de estudos para o Enade 2021 na área de matemática.

A atividade conta ainda com o apoio de participantes dos programas Residência Pedagógica, PIBID e Tutoria, e acontece no período de 4 de setembro a 13 de novembro. São oferecidas 100 vagas, com inscrições realizadas por meio da página da extensão no Sigaa. A ação de extensão será realizada por meio de nove oficinas, que ocorrerão semanalmente, aos sábados, de forma remota pelo Google Meet. Os encontros síncronos incluem aplicação de simulados, discussão e resolução de questões/exercícios abordados em edições anteriores do exame e também de concursos públicos na área de matemática.

A coordenadora do curso de extensão, professora Renilma Pereira, destacou que, na avaliação mais recente do Enade direcionada à área de matemática, que ocorreu em 2017, de dez cursos de licenciatura em Matemática do estado do Rio Grande do Norte (RN) que participaram do exame, nove foram avaliados com conceito 2 ou 3 ( em uma escala de 1 a 5).

Diante deste cenário, professores e discentes do curso de licenciatura em Matemática do Ceres idealizaram essa ação de extensão que objetiva a preparação dos estudantes para o Enade 2021. “Espera-se que esta ação contribua para redução do número de cursos, no RN, com conceito 2 neste novo ciclo avaliativo”, coloca.

No ciclo de estudos, serão ofertadas oficinas baseadas na discussão de conteúdos curriculares e na resolução de provas abordadas em edições anteriores do exame. Além delas, serão desenvolvidas algumas atividades de conscientização e divulgação de conteúdos nas redes sociais e em aplicativos de mensagem instantânea.

Outra ação centrada na preparação para o Enade 2021 é o Momento Enade: Letras em ação!, já citado anteriormente. Com início no dia 10 de setembro e previsão de conclusão em 12 de novembro, a extensão terá carga horária de 30 horas. As inscrições também podem ser feitas pelo Sigaa.

Campanha, Guia e página sobre Enade

Marina Gadelha – Ascom/UFRN

Arte: Ivan Cabral – CPI/UFRN

Como parte das iniciativas desenvolvidas com foco no Enade, a UFRN está promovendo ainda a campanha Meu curso na FASE 5, desenvolvida pela Superintendência de Comunicação (Comunica), que inseriu elementos da gamificação e o mascote Potiguana para engajar os jovens.

De acordo com a coordenadora de promoção institucional da Comunica, Sandra Mara Souza, a ação tem como objetivo incentivar os alunos a realizar uma boa prova, por meio de uma atmosfera lúdica e informativa. Para tanto, estão previstas atividades específicas para o site da UFRN, as redes sociais, a Universitária FM e a TV Universitária, que já estão em execução.

Os gestores dos centros e cursos contam também com o Guia de Boas Práticas do Enade, que reúne ideias e exemplos na UFRN e em outras instituições para favorecer o planejamento de novas iniciativas. O documento foi elaborado pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Acadêmica da Prograd (Copav), em parceria com a Secretaria de Gestão de Projetos (SGP), e está disponível para download no site da Prograd.

Potiguana é a mascote oficial do campus central da UFRN – Arte: Ivan Cabral – CPI/UFRN

A Instituição irá contar ainda com um hotsite do Enade, que reúne, de maneira simples e prática, as principais orientações sobre o exame. Com novo layout desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFRN), a página busca usabilidade e acessibilidade em uma interface responsiva, que pode ser navegada por qualquer dispositivo. O conteúdo incluirá informações sobre o Enade e sobre como acompanhar e participar; provas e gabaritos de edições anteriores; notícias e informações específicas sobre o Enade na UFRN, que incluem documentos, estatísticas, conceitos de cursos e relatórios de cursos.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira de Sá, esses produtos são resultado de um planejamento realizado há mais de um ano, com o intuito de apoiar os estudantes. “O Enade para nós é uma preciosidade, pois a resposta dos estudantes traz informação importante para a melhoria dos nossos cursos”, ressaltou a gestora, ao lembrar que a excelência no ensino é uma política institucional.

Fonte: Agecom/UFRN

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