Uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN) discute a demanda por contratação de servidores públicos municipais até 2030. A pesquisadora responsável, Elaine Cristina Gama dos Santos, é graduada em Ciências Atuariais e defendeu sua dissertação em maio de 2021.
“O objetivo da dissertação foi mostrar como as mudanças demográficas afetam as demandas por serviços públicos e a necessidade de contratação de trabalhadores no setor público municipal no Brasil”, afirma a autora. A pesquisa separou as categorias de trabalhadores em: Saúde, Profissionais da Educação e Outros.
Nos resultados, Elaine Cristina mostrou que as principais categorias de servidores municipais são aquelas ligadas à saúde e à educação. As projeções apontam que a necessidade de profissionais da saúde aumentará. Já a demanda por profissionais da educação tende a diminuir.
A pesquisa da Elaine se baseou em diversas fontes de informação e contou com o suporte do Sadeprev, ferramenta produzida por professores da UFRN. O Sadeprev pode agilizar o cálculo previdenciário em municípios brasileiros, sendo uma opção para responder questões sobre alterações previdenciárias trazidas por salários e contratações de pessoal, por exemplo.
Por conta do debate que está sendo realizado atualmente no Congresso Federal sobre a reforma administrativa, a pesquisa tem um importante contexto. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20 muda regras para os novos servidores públicos. Entre as mudanças, está a limitação da estabilidade no emprego para algumas carreiras.
Para saber mais, ouça o podcast Rasgaí, do PPGDem, que convidou Elaine para falar sobre o tema da sua dissertação. Acesse aqui.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN