A estação espacial análoga Habitat Marte abriu inscrições para os estudantes interessados em fazer parte da missão 79 que acontece de modo virtual. A participação é gratuita e pode ser feita até quinta-feira, 12 de agosto. As vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato com o comandante da missão, o professor do curso de Engenharia de Produção Júlio Rezende através do Whatsapp 84 99981-8160.
A nova missão já inicia no dia 13 de agosto, com duração de duas semanas. Nas missões virtuais, os participantes são convidados a se imaginarem como astronautas/gestores, responsáveis pelo funcionamento de uma estação em Marte. Os alunos poderão se envolver em atividades relacionadas a uma das sete infraestruturas do Habitat: Estação Central, Estufa, Central Elétrica, Centro de Saúde, Centro de Engenharia, Centro de Lançamento e Centro de Saneamento.
O Habitat Marte faz parte do Núcleo de Pesquisas em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade da UFRN e funciona desde 2017 no município de Caiçara do Rio do Vento, em uma área impactada pela mudança climática, pela seca e escassez hídrica. estação funciona de maneira sustentável e similar aos habitats espaciais, buscando alternativas para o reuso do esgoto tratado, a gestão da água de chuva, a produção de alimentos por meio de aquaponia e aproveitamento da energia solar. Durante a pandemia, a maior parte das missões acontece de forma virtual.
Mais informações sobre as atividades de pesquisa do Habitat Marte podem ser encontradas nas redes sociais seguindo @HabitatMarte.
Imagem: Anastácia Vaz
Fonte: Agecom/UFRN