Dias dos Pais em Natal deve ter vendas 22% maiores no comércio

Dia dos Pais deve elevar vendas em 22% – Foto: Alex Régis

As vendas de presentes para o Dia dos Pais, comemorado este ano no próximo dia 8 de julho, ficarão próximas às de 2019, ano pré-pandemia, e devem superar o que se vendeu em 2020. É o que indica a pesquisa de intenção de compras realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RN) e recebida com exclusividade pela TRIBUNA DO NORTE.

Em Natal, 47,8% dos entrevistados pretendem ir às compras e 47,7% em Mossoró.  Dessa forma, juntas, as maiores cidades do Estado movimentarão perto de R$ 50 milhões no comércio com a data. Em 2019, a mesma pesquisa mostrou a pré-disposição de 55% dos entrevistados na capital e 53,6% em Mossoró.

A estudante Renata Costa (22) está no grupo dos animados para presentear os pais. Como disse que ele não é exigente, deverá presenteá-lo com uma camiseta.  “Ele é bem básico. Então vai ser algo de vestuário mesmo. Provavelmente camiseta, que é algo que ele gosta muito. O valor não importa, desde que eu veja que é uma peça que ele vai se agradar”, disse a jovem. A peça escolhida pela jovem é tradicionalmente o que mais é vendido para a data: vestuário (56,6%), perfumaria/Cosméticos (12,5%).

Ela vai fazer a compra em uma loja física de um shopping center da capital. Os shoppings aparecem neste ano em 40,5% das intenções de locais de compra. Devido à pandemia do novo coronavírus, a participação desses estabelecimentos no dia dos pais de 2020 foi de 11,5%. Já o comércio de rua tem 32,2% da preferência.

Renata é uma demonstração de como o comércio deverá ficar aquecido durante esta semana que antecede o Dia dos Pais, resultando num faturamento de aproximadamente R$ 44 milhões com as vendas na capital. O número é 22,2% maior do que o computado na mesma pesquisa realizada no ano passado, que estimava movimento em torno de R$ 36 milhões na economia de Natal.

A estudante não definiu quanto quer gastar, mas o levantamento apontou que o fator preço é a principal preocupação dos entrevistados, que na hora de escolher o item para presentear seus pais querem buscar ofertas e promoções (66,1%). O consumo médio deverá ficar em R$ 119,49 por compra.

É com algum produto de vestuário que outra estudante, Marina Lima (23) também quer presentear seu pai. “Ele gosta de esportes, então devo lhe dar alguma roupa no estilo esportivo. Talvez até um tênis, enfim, algo neste sentido”, disse ela. Os calçados e acessórios ocupam a terceira posição (9,9%) na intenção de compras.

No caso de Marina, o fator preço poderá influenciar. “Talvez eu encontre o mesmo produto, só que mais barato na internet. Vou pesquisar um pouco”, ressaltou. Dentre os entrevistados pela Fecomércio, 17,1% demonstraram interesse em comprar pela internet, modelo que liderou as compras em 2020.

Mossoró

Em Mossoró, segunda cidade do estado, o comércio deverá movimentar mais de R$ 10 milhões no comércio. O valor é 27,3% superior ao registrado na mesma pesquisa realizada em 2020. O preço médio dos presentes deve ficar em R$ 117,40 com as mesmas opções dos consumidores de Natal: Vestuário (50,7%), Perfumaria/Cosméticos (13,2%), Calçados/Acessórios (10,1%).

Na capital do Oeste o comércio de rua lidera a preferência em 44,1% dos consumidores, mas essa preferência é 7,1% menor que em 2020. Os shoppings devem receber 28,6% das compras, crescendo 21,2% em comparação com a data do ano passado. Pela internet, 16,7% dos mossoroenses têm a intenção de comprar seus presentes.

Lista de presentes

Como aconteceu nos outros anos, caberá à funcionária pública Luzia Lucena (35) fazer a compra para os filhos pequenos, Luíza e Heitor, presentearem o pai e marido dela, Tiago Araújo (40). Ele receberá perfumes, item que costuma estar na lista dos presentes para a data. “Ele gosta e prefere que seja perfume. Já para meu pai, ainda não sei. Talvez alguma roupa ou calçado”, disse Luzia.

A dúvida dela não está só em o que comprar, mas, também, em se vai entregar. É que seu pai mora em outra cidade e ela não sabe se a família vai realizar algum encontro. “Ano passado, com a pandemia, a gente não foi. Esse ano ainda estamos vendo se vamos fazer algo, como um almoço pra comemorar, mas eu acho que não”, frisou.

Em virtude das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, 45,9% dos natalenses e 55,9% mossoroenses não pretendem realizar nenhum evento especial para este Dia dos Pais. A outra parte de natalenses (45,9%) e de moradores de Mossoró (43,1%) pretendem ir celebrar o momento em almoços ou jantares em casa, na casa de algum familiar, em algum restaurante ou pretendem viajar.

Data deve marcar a retomada de vendas

Para o presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, este Dia dos Pais será um importante momento de retomada para a economia potiguar. “Graças a flexibilização do funcionamento das atividades produtivas, paralela ao avanço do processo de vacinação do Estado e do controle da pandemia, o nosso consumidor está confiante e mais disposto a fazer compras para esse Dia dos Pais”, frisou.

Ele destacou que, com a pesquisa realizada pela federação, o empresário pode entender como melhor posicionar seu produto, a partir das intenções de valor a ser investido, preferências de pagamento e itens a serem adquiridos. “Nossas perspectivas permanecem otimistas na recuperação neste segundo semestre. O Dia dos Pais é a primeira das datas comemorativas que movimentam o comércio e as perspectivas são boas”, concluiu o presidente da Fecomércio-RN.

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 18 de julho, nas duas cidades, por meio de entrevistas através de ligações telefônicas. Em Natal, foram entrevistados 610 consumidores, distribuídos proporcionalmente por região administrativa do município, e em Mossoró, 500 pessoas. Ambas as pesquisas têm um índice de confiança de 95% e de erro amostral aproximado de 4%.

NATAL

Número de natalenses com pretensões de compras

2020      324.120

2021      366.263

Variação              +13%

Estimativa de movimentação econômica 

2020      R$ 35.812.012,50

2021      R$ 43.764.789,53

Variação              +22,2%

Intenções de compras por Gênero

Mulheres            52,6%

Homens              42,8%

Intenções de compras por Faixa etária

18 a 24 anos       57,1%

25 a 34 anos       57,8%

35 a 44 anos       53%

Acima de 45 anos            29,9%

Intenções de compras por Renda familiar

Até 2 salários mínimos  40,4%

De 2 a 5 salários               55,2%

De 5 a 10 salários             58,3%

Acima de 10 salários       57,1%

Principais motivos para não presentear

Não tem pai       49,1%

Falta de dinheiro/Dívidas      30,7%

Poupar 10,2%

Não comemora a data  9,9%

Desemprego     9,6%

Distância             6%

Pandemia           3,6%

Produtos mais citados

Vestuário            56,6%

Perfume/Cosméticos    12,5%

Calçados/carteira/cinto                9,9%

Eletroeletrônico/Celular              6,6%

Doméstico/ferramentas/Artigos esportivos      2%

Quanto pretende investir

Até R$ 50            7,9%

De R$ 51 a R$ 100            41,8%

De R$ 101 a R$ 200          32,2%

De R$ 201 a R$ 300          7,2%

Acima de R$ 300              5,9%

R$ 119,49 será o gasto médio por presente (+8,14%)

MOSSORÓ

Número de mossoroenses com pretensões de compras

2020      76.408

2021      88.035

Variação              +15,21%

Estimativa de movimentação econômica

2020      R$ 8.118.333,00

2021      R$ 10.335.323,09

Variação              +27,30%

Intenções de compras por Gênero

Mulheres            53,9%

Homens              41,9%

Intenções de compras por Faixa etária

18 a 24 anos       73,7%

25 a 34 anos       64,2%

35 a 44 anos       58,4%

Acima de 45 anos            22,5%

Intenções de compras por Renda familiar

Até 2 salários mínimos  39,8%

De 2 a 5 salários               55,5%

De 5 a 10 salários             56,3%

Acima de 10 salários       40%

Principais motivos para não presentear

Não tem pai       53%

Falta de dinheiro/Dívidas            30,9%

Não comemora a data  10,8%

Desemprego     8,8%

Poupar 6%

Distância             4,8%

Pandemia           2,4%

Produtos mais citados

Vestuário            50,7%

Perfume/Cosméticos    13,2%

Calçados/carteira/cinto                10,1%

Eletroeletrônico/Celular              7,5%

Quanto pretende investir

Até R$ 50            11,5%

De R$ 51 a R$ 100            33,5%

De R$ 101 a R$ 200          26%

De R$ 201 a R$ 300          10,6%

Acima de R$ 300              7%

R$ 117,40 será o gasto médio por presente (+ 10,49%)

Créditos: Alex Régis

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

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