Habitat Marte inicia missão em parceria com Agência Espacial Brasileira

Publicidade

Iniciou nesta segunda-feira, 7, a missão 73 da estação espacial análoga Habitat Marte em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Trata-se de uma missão virtual do Habitat Marte, projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coordenado pelo professor Julio Rezende, do Departamento de Engenharia da Produção (DEP) do Centro de Tecnologia (CT/UFRN).

Compõem a missão 73 do Habitat Marte, 26 estudantes e professores de escolas estaduais, institutos federais, universidades, faculdades e instituições públicas e privadas de vários estados brasileiros e também uma estudante internacional da Embry-Riddle Aeronautical University (Flórida/EUA).

As missões organizadas pelo Habitat Marte já tiveram mais de 300 participantes de 29 países. Nas missões virtuais, é discutido e imaginado como pode funcionar uma futura estação em Marte, discutindo-se vários aspectos como: produção de alimentos, geração de energia, saúde, psicologia, gestão, engenharia, exploração espacial, segurança, foguetes, entre outros temas de educação e pesquisa.

Na parceria, a AEB foi responsável pela divulgação das inscrições, contribuindo para mais de 90 inscritos de vários lugares, incluindo o exterior, e o Habitat Marte é responsável por todos os detalhes operacionais da missão.

A estação espacial análoga Habitat Marte mantém suas instalações na zona rural de Caiçara do Rio do Vento, no estado do Rio Grande, tendo suas pesquisas voltadas para a autossustentabilidade no ecossistema caatinga, verificando paralelos sobre como a sustentabilidade pode ser encontrada em futuras operações de exploração de Marte e Lua, observando a geração de energia, a gestão de água e esgoto e a produção de alimentos em sistemas fechados.

Mais detalhes sobre o funcionamento das missões podem ser encontradas no perfil do Twitter e Instagram @HabitatMarte em www.habitatmarte.com, no canal do YouTube ou com o coordenador, professor Julio Rezende, no telefone: (84) 99981-8160.

Imagem: EAB

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile