Música de artistas potiguares toca toda semana nas festas do BBB 21!

Publicidade

O brasileiro tem a fama de ter memória curta e de esquecer rápido o que fez ou gostou por um período. Vemos muito isso no âmbito da política, onde frequentemente são eleitas pessoas que causaram algum tipo de mal pra sociedade como atos de corrupção e roubo do dinheiro público.

Nesse caso que vou citar hoje é sobre os compositores do sucesso A CERA – me pirou o cabeção! Música que ficou conhecida em todo Brasil e no mundo com a banda O SURTO, que em sua formação conta com 2 potiguares Franklin Medeiros (baixista) e Jucian Carlos (baterista).

Essa música é confundida até hoje como sendo uma música do Charlie Brown Jr. Os motivos pra que isso tenha acontecido são muitos. O primeiro se dá ao fato que na época que a música foi lançada existia uma disseminação muito grande de mp3 via troca de arquivos usando programas como o NAPSTER por exemplo. E numa dessas alguém resolveu escrever o titulo a música como A CERA – Charlie Brown e pronto, foi o suficiente pra que todos que baixassem o mp3 achassem que era do Charlie Brown jr.

Outros alegam que a voz do Bolo (o surto) é muito parecida com a do chorão, coisa que pra mim não é verdade, pois é explícito as diferenças vocais entre os dois, além do sotaque e tudo mais.

Já o estilo da música lembra a “zoio de lula” do Charlie Brown Jr, e devido terem sido gravadas as 2 musicas no mesmo Studio, com o mesmo produtor musical, pra o mesmo público, acaba sendo inevitável uma comparação ou confusão por achar que parece Charlie Brown Jr.

Outro erro fatal foi o sucesso da música ter sido muito grande, a própria gravadora não esperava isso, O surto era uma opção secundária da gravadora pra investimentos e eles vacilaram em não divulgar a imagem da banda conforme o sucesso da música.

Mas, pra quem tá ligado, bem informado e antenado no mundo do rock nacional, sabe que a música A CERA é da banda O SURTO e consequentemente pertence também aos potiguares Franklin Medeiros e Jucian Carlos!

A imprensa potiguar nunca deu devida importância a isso e em raros momentos na época do sucesso estrondoso da música em todo Brasil chegou a fazer algumas reportagens citando a conquista dos potiguares. Enquanto eles se apresentavam em programas como o Jô soares, Xuxa, Fabio Jr, Adriane Galisteu, O positivo, MTV e concorreram ao Prêmio Multishow da música brasileira como Artistas Revelação.

Se um artista potiguar, nos dias de hoje tivesse sua música executada num BBB ( programa de maior audiência no país) ele prontamente seria destaque na mídia local, chamado pra fazer participações em programas, entrevistas, etc. Mas como a música não é um sucesso recente, nem pertence a nova geração de artistas locais, e não foi nenhuma figura carimbada do circuito cultural do estado que está cantando, o role passa desapercebido.

Não estou cobrando reconhecimento, pois o sucesso que essa música alcançou foi além da necessidade de se buscar por isso, pois ele sempre veio naturalmente e de todos os cantos do mundo. Pra chegar onde chegamos nunca recebemos apoio de nada referente ao estado ou órgãos públicos, imprensa local e até mesmo do público, que sempre foi pequeno e underground. O que me refiro é a constatação de que as oportunidades aparecem pra todos e cabe a pessoa agarrar ela e se jogar com todas as suas forças pra realizar seus sonhos independente de qualquer coisa, ficar se apoiando em muletas como panelinhas culturais, amiguinhos influencers, editais locais, ou o estado vai levantar meu nome…é um equívoco, e se resolver entrar nessa seja breve pois você até chega em algum lugar, mas esse será ainda um lugar distante do ideal.

A música A CERA (me pirou o cabeção) foi lançada em 2000. Está presente no álbum “todo mundo doido” da banda O SURTO, lançado pela gravadora VIRGIN/EMI. Ela bateu todos os recordes de permanência em primeiro lugar nas paradas de sucesso das rádios brasileiras no ano 2000. O Album vendeu mais de 180 mil cópias no Brasil, A banda Fez shows por todo país, foi atração no PALCO MUNDO DO ROCK IN RIO 3 e fez uma turnê no JAPÃO em 2002.

Após a pandemia O SURTO prepara a volta ao palcos e promete material novo para os fans que aguardam seu retorno!

Os potiguares Franklin e Jucian em 2021 iniciam a banda A CERA, uma projeto independente paralelo ao surto, que conta com o apoio da lei Aldir Blanc e irá lançar sua primeira música e vídeo clip agora em maio.

Face: Fb.com/osurtooficial – insta: @osurtooficial

Face: Fb.com/aceraoficial – insta: @aceraoficial

Vídeo clip oficial – A CERA me pirou o cabeção

Sair da versão mobile