A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Parnamirim realizou no último final de semana um conjunto de ações de monitoração das falésias de Cotovelo e da Área de Proteção Permanente do Rio Pitimbu.
Os agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente fizeram a verificação de situações de degradação da mata ciliar que acompanha o leito do Rio Pitimbu e constataram, com o auxílio de um drone, que não havia áreas consideráveis de erosão, com exceção de um trecho próximo do Cemitério Morada da Paz, em Emaús.
Aparentemente existe no local a retirada de material não autorizado. De acordo com a Semur, a atividade está sendo executada de forma ilegal, já que trata-se de uma área de preservação permanente, muito próxima do Rio Pitimbu.
Já na praia de Cotovelo, mais uma vistoria na falésia foi realizada, com o intuito de prevenir a ocorrência de tragédias como a que vitimou uma família na praia de Pipa em novembro de 2020. Também com o auxílio de drone, para facilitar a visualização de eventuais problemas e da real situação da falésia, os agentes inseriram placas de alerta no local, já que o local é parada para muitos turistas e para quem passa pelo local e quer tirar aquela fotografia de recordação.
É de responsabilidade da Semur a fiscalização dos recursos hídricos do município e a preservação do meio ambiente como um todo. Os agentes da secretaria realizam esse trabalho periodicamente e a população pode ajudar, denunciando eventuais condutas suspeitas, descartes irregulares e demais descumprimentos à legislação ambiental, pelo 3644-8249.
Imagens: Ney Douglas
Fonte: Prefeitura de Parnamirim