O primeiro dia de vacinação para o público a partir de 70 anos de idade foi de movimento intenso em Natal. A vacinação aconteceu em quatro pontos da cidade: Arena das Dunas, Palácio dos Esportes, Shopping Via Direta e Ginásio Nélio Dias. A maioria funcionou exclusivamente no modelo de drive-thru, com exceção do Shopping Via Direta, na zona Sul, e o Ginásio Nélio Dias, na zona Norte, que também funcionaram para pedestres.
Ao longo da semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 24.119 doses de vacina foram aplicadas em Natal. A quinta-feira registrou o recorde, com 7.684 pessoas imunizadas na cidade.
No Via Direta, o movimento era intenso desde antes do horário de abertura da central de vacinação, mas, de acordo com profissionais da saúde e funcionários da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) era menor do que o que foi constatado em outros dias da semana. Na quinta-feira, segundo eles, 1.080 carros e pedestres chegaram a fazer fila no local, enquanto no sábado, havia cerca de 180 carros esperando, além dos pedestres.
A aposentada Maria das Dores Pereira de Lima, de 71 anos, chegou cedo ao local para tomar seu lugar à fila. Emocionada, ela contou à TRIBUNA DO NORTE que “rezou todos os dias pela chegada da vacina”, e agradeceu às autoridades de saúde pública que lutaram para que o imunizante pudesse chegar. “O sentimento é de alívio. É uma pena que tenha chegado só depois de tantas mortes, e que muitos não vão poder sentir a alegria que estou sentindo nesse momento”, disse Maria das Dores. Moradora do bairro de Nossa Senhora de Nazaré, ela se deslocou até o Via Direta para receber a vacina, que ainda não havia começado a ser aplicada para o público de sua idade na unidade de saúde durante a semana. “Agora, é se cuidar, esperar a segunda dose, um mês, e poder começar a viver pouco a pouco uma vida normal”, completa.
Imunização
No Palácio dos Esportes, onde a vacinação estava acontecendo exclusivamente por meio do drive-thru, a fila chegava a dar a volta por trás da avenida Campos Sales. Nysia Tonelli, de 70 anos, chegou ao local às 7h30 da manhã. Às 10h30, ainda não havia sido vacinada. Ela afirma não se importar com a demora. “É o dia mais feliz da minha vida. Se fosse preciso, passaria o dia inteiro esperando com um sorriso no rosto”, disse. Ela conta que perdeu familiares e amigos para a Covid-19, e há meses sonhava com a chegada da vacina. Apesar de sentir alívio com a chegada da imunização, destaca que não pretende relaxar os cuidados com a doença. “Temos aí novas variantes chegando e é muito necessário que as pessoas se cuidem e não abandonem a máscara”, disse.
Durante a semana, além dos pontos de drive-thru, o município também vai aplicar as vacinas exclusivamente para o público idoso nas unidades básicas de saúde da rede. Ao todo, serão 29 salas de vacina funcionando na capital, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h.
Além de aplicar a vacina para o público a partir de 70 anos, o município relembrou que também estará aplicando a segunda dose para os idosos de 78 anos de idade que tomaram a vacina Coronavac.
Nesses casos, a distância entre a primeira e a segunda dose devem ser entre o décimo quarto e o vigésimo oitavo dia, a contar da data da primeira dose que consta no cartão de vacinação, informou a Secretaria. Para se vacinar, os idosos devem apresentar o cartão de vacinação, comprovante de residência de Natal e um documento com foto em alguns dos pontos de vacina da cidade.
Crédito da Foto: Magnus Nascimento
Fonte: TRIBUNA DO NORTE